Relatório de Estagio em Educação Básica
Por: bel74 • 10/4/2023 • Trabalho acadêmico • 473 Palavras (2 Páginas) • 92 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
MABEL DA SILVA
A DIFICULDADE DE INCLUIR OS ALUNOS À MODALIDADE ONLINE DE ESTUDOS
RIO DE JANEIRO
2020
MABEL DA SILVA
A DIFICULDADE DE INCLUIR OS ALUNOS À MODALIDADE ONLINE DE ESTUDOS
Trabalho de Pré-Projeto apresentado como exigência da disciplina PPE – Pré-Projeto.
Professora Orientadora: Marilia Gomes Godinho
RIO DE JANEIRO
2020
1. ASSUNTO: Educação e Metodologias
2. TEMA: Educação Inclusiva
3. TÍTULO: A dificuldade de incluir os alunos à modalidade online de estudos
4. PROBLEMA: Quais as barreiras que impedem a inclusão do educando ao ensino a distância?
5. AUTORES
Sem dúvidas a tecnologia trouxe à educação grandes contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, diante da modalidade à distância, alguns autores dividem opiniões, uma vez que muito alunos saem prejudicados por não conseguirem acompanhar as atividades por inúmeras questões de desigualdade e exclusão.
Sobre esse aspecto, torna-se fundamental um aprofundamento da literatura que aborda essa questão. Deste modo, é importante compreender as noções básicas do ensino a distância através do contexto histórico. Para isso, Nunes (1993) apresenta algumas características gerais dessa modalidade de ensino.
Nessa linha de pensamento, Kensk (2015) aborda em seus estudos os desafios da educação a distância no Brasil, com um breve histórico dessa modalidade de ensino no país.
Mattos e Chagas (2008) ressaltam sobre a importância da inclusão digital para a promoção da inserção social em um país extremamente desigual como o Brasil. Nessa perspectiva, os autores enfatizam a elevada desigualdade econômica e social no país, fato que contribui para a exclusão social, uma vez que muitos alunos não possuem as mesma condições de acesso as ferramentas digitais.
Nesse contexto, Tenente (2020) evidencia uma visão mais ampla dessa questão com a grande necessidade do uso de ferramentas tecnológicas no período da quarentena por causa da Covid-19. Segundo a autora, tornou-se mais visível as desigualdades e a dificuldade que muitos alunos e até mesmo professores têm com relação ao acesso as novas tecnologias e o seu manuseio.
Ressalta-se que muitos alunos, além de não possuírem computador em casa e/ou aparelhos compatíveis com as plataformas de ensino online, não possuem internet e nem local apropriado para realizar as atividades. O que torna ainda mais difícil a inclusão do aluno a essa modalidade de ensino.
6. REFERÊNCIAS
KENSK, Vani Moreira. O DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. 2015. Disponível em: <https://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2010/02/011.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2020.
MATTOS, Fernando Augusto Mansor de; CHAGAS, Gleison José do Nascimento. Desafios para a inclusão digital no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n., p.67-94, 01 jan. 0101. Jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br.ez18.periodicos.capes.gov.br/pdf/pci/v13n1/v13n1a06.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2020.
...