Relatório de Estágio- Educação de Jovens
Por: Mayaralima92 • 25/7/2015 • Relatório de pesquisa • 2.575 Palavras (11 Páginas) • 559 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
ANA PAULA MACHADO DE LIMA, 720443
ESTÁGIO SUPERVISIONADO-
EDUACAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CURITIBA
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
ANA PAULA MACHADO DE LIMA, 720443
ESTÁGIO SUPERVISIONADO-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à UTA – Educação de Jovens e adultos, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Marineiva de Melo
Centro Associado: Curitiba
CURITIBA
2015
INTRODUÇÃO
A atividade de estágio supervisionado se constitui de uma aquisição de aprimoramentos de conhecimentos e de habilidades que são essenciais para o futuro pedagogo, pois proporciona situações reais da rotina escolar entrando na realidade dos problemas da sua comunidade escolar, onde o futuro pedagogo analisará suas possibilidades na área de atuação e nos diferentes níveis sociais abrangentes, aprimora as suas habilidades profissionais.
A atividade do estágio tem como objetivo proporcionar ao aluno o estudo das ações que envolvem a docência do ensino fundamental bem como a compreensão da organização histórica, legal e curricular do curso de Pedagogia. Nesta atividade o aluno deve desenvolver conhecimentos sobre aspectos teórico-metodológicos do planejamento das aulas e das disciplinas pedagógicas do Ensino de Jovens e Adultos partir do contato direto com a sua realização.
A atividade de estágio supervisionado é de suma importância na formação do futuro pedagogo, pois proporciona a interação com a realidade da profissão. A importância do estágio supervisionado é de proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem a serem executados, planejando e acompanhando segundo os currículos, o estágio traz aprimoramento cultural e técnico, melhora o relacionamento humano e destinado a formação profissional de pedagogos no serviço de apoio escolar.
A metodologia adotada durante o estágio supervisionado da instituição Colégio Estadual Marechal Cândido Rondon foram às observações nas salas de aula, questionamentos feitos a diretora, pedagogas, professores e os demais funcionários da instituição.
Os temas a serem abordados neste relatório de estagio supervisionado são os seguintes: A identificação da escola estagiada, concepção pedagógica da instituição de ensino, descrição e analise reflexiva das atividades de estágio supervisionado.
2 A ESCOLA ESTAGIADA
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
O estágio supervisionado foi realizado no Colégio Estadual Marechal Cândido Rondon, situada à rua: Ricardo Negrão Filho, número: 287, no bairro: Portão, CEP: 81320-300, localizado na cidade de Curitiba, no estado Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (41) 3229-1647. A escola oferta atendimento no ensino fundamental e Ensino Médio no período matutino e vespertino e a Educação de Jovens e Adultos no noturno. O estágio foi realizado no período de 07 de abril de 2015 a 14 de abril de 2015 sendo observada a turma de 1º a 4 ano do Ensino Fundamental de Educação de Jovens e adultos.
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
O Colégio Estadual Marechal Cândido Rondon vê a escola como um local de formação, instrução para os discentes que a frequentam tem como finalidade educativa de formar sujeitos de identidade sólida que enfrentarão as mais diversas situações de forma responsável e independente, serão capazes de assumir compromissos de respeitá-los como uma imagem positiva de si próprios e aptos a assegurar papeis
sociais como sujeitos agente de sua história e construtores de seu próprio conhecimento cientifico.
O Colégio tem por meta ultrapassar o domínio das utilidades, chegando ao mundo dos valores. A instituição trabalha com a proposta pedagógica que insiste na defesa do sujeito, concentrando-se no aluno percebendo que este é capaz de fazer os projetos e escolhas sem que reprimam seus sentimentos e emoções em função da razão como instrumento de poder e dominação do homem. O aluno será construtor de sua história como um ser de espírito cientifico, de interrogação e questionamento que o leve ao seu desenvolvimento social de acordo com as consequências adotadas no mundo.
O professor tem o papel de mediador, além de proporcionar aos alunos o pensamento sistêmico respeitando a imaginação do aluno, proporcionando também um ambiente de qualidade para o ensino saudável e responsável. O conceito de formação do homem é de um ser de relações que é capaz de perceber a dimensão temporal da existência de um ser histórico e criador cultural, e cabe a escola trabalhar que esse processo de desenvolvimento humano seja o maior e pleno possível.
A concepção de ensino adotada pela a professora da turma estagiada é a de modelo tradicional, pois ela exerce o papel de mediadora entre os alunos entre as diferenças presentes na sala de aula, a professora já traz o conteúdo pronto para os alunos aprenderem, ela detém toda a metodologia, conteúdo, e avaliação esta visa a reprodução exata do conteúdo explicado em sala de aula
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
2.3.1 Caracterização dos espaços de observação:
A sala de aula na escola estagiada tem o tamanho apropriado para a quantidade de alunos contidos nela, os principais aspectos da turma estagiada é a boa conservação do prédio, mas não conta com uma boa estrutura, a sala possuía uma boa ventilação e iluminação, sendo constantemente limpa pelas zeladoras e bem organizada, de recursos tecnológicos a sala possui uma TV (TV Pen Drive) um rádio, os alunos estão bem distribuídos, pois a turma observada é mediana, a sala é bem conservada e os móveis também, as carteiras não estão bem conservadas mas os alunos as usam formando fileiras, a escola oferece lanche no momento do intervalo e conta com uma quadra poliesportiva para atividades físicas.
...