Relatório de Estágio Obrigatório II
Por: Paulomatos89 • 11/10/2019 • Relatório de pesquisa • 5.665 Palavras (23 Páginas) • 177 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
SABRINA DOS SANTOS SILVA MATOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II -ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
[pic 1]
XINGUARA
2019
SABRINA DOS SANTOS SILVA MATOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos iniciais do ensino fundamental
Orientador(a): Profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor(a) a Distância: Tatiane Pereira Alves Marigo
Tutor de sala: Bruno Macedo Rosa
xinguara
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 9
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 10
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES 11
PLANOS DE AULA 17
DIÁRIO DAS REGÊNCIAS 28
CONSIDERAÇÕES FINAIS 34
REFERÊNCIAS..........................................................................................................35
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por finalidade descrever sobre a observação e as regências aplicadas durante o período do Estágio em Anos Iniciais do Ensino
Fundamental (1 º ao 5 º a no) .O estágio supervisionado é fundamental para a
Formação do professor e é uma das exigências da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional l (LDB-LEI Nº 9394 /9 6).
O presente trabalho é um relato do Estágio Curricular Obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná – Unopar, com uma carga horaria de 100 horas, dividida em duas partes sendo 48 horas em casa para planejamentos e elaboração do plano de aula e 52 horas na escola.
O estágio foi realizado na Escola Municipal Prof.ª ACY de Barros Pereira.
Ao se tratar da importância do estágio para os cursos de formação
Docente faz-se diretamente uma relação entre teoria e prática, tendo em vista os
Obstáculos apresentado principalmente na realidade do dia a dia e os Desafio que têm sido inseridos no cotidiano escolar tanto ao que se refere ao processo ensino -aprendizagem como as Inter- relações entre professor/ aluno/ escola e comunidade.
O Estágio foi dividido em etapas, sendo a primeira composta por um,
Período de observação onde se buscou analisar todo o contexto histórico da escola, a segunda a e laboração de um projeto para regência com a escolha do assunto, Entre os estagiários e a professora da sala, a terceira a construção dos seis planos de aula.
O período de Estagio foi de 52 horas; na escola pode apresentar o tema sobre o dia do índio; foi possível observar claramente a progresso da aprendizagem dos alunos através das atividades realizadas durante o período de regência, relacionando os resultados das atividades efetivadas durante as tarefas o desempenho era bem evidente, uma vez que as aulas não ficarão restringidas apenas a lápis e papel, mas que fosse, mas além permitindo uma aprendizagem de forma lúdica, divertida, prazerosa, e que permitisse a socialização, entre outras habilidades que pudessem ser desenvolvidas através do método e conteúdo trabalhado.
O dia do índio serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual. Dia 19 de abril foi escolhido como data para se comemorar a cultura indígena em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940. Durante esta data, as escolas e outras instituições de ensino incentivam e propõe diversas atividades e brincadeiras lúdicas para trabalhar este tema. E finalizamos falando sobre a importância do dia mundial da água que é dia 22 de março, onde apresentamos meios de preservação e conscientização da água para o planeta em que vivemos. Foram temas de grandes aprendizados para aluno e professor.
Observa-se então, que o estágio é de extrema importância para a Formação do pedagogo e o fato de não completar pode prejudicar sua formação, é uma experiência que deve ser vivenciada durante o curso com o intuito de que o aluno de pedagogia compreenda as particularidades do campo de estágio em vários Níveis e modalidades de ensino.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A escola Municipal Prof.ª ACY de Barros pereira, está situada na rua Brasil número 560, no Bairro Centro da cidade de Xinguara-pa. A escola foi fundada em 13 de maio de 1982, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno, sob a direção da Ruth Vieira Rios. A escola possui 777 alunos em Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e EJA. Sendo ao total 56 funcionários.
A instituição possui uma estrutura física bem conservada, como pode perceber ao longo do estágio. As suas dependências encontramos: 18 de 15 salas de aulas utilizadas, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Banheiro com Chuveiro, 1 cozinha; 1 laboratório de informática com 20 computadores, 1 biblioteca; 1 diretoria; 1 secretaria; 1 Despensa; 1 pátio coberto; 1 sala dos professores;1 Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE)
O estágio será efetivado nos anos iniciais do ensino fundamental, No turno vespertino. Os alunos da turma observada são alunos com atitudes harmônicos com sua faixa etária, as salas de aula e regida pelas professas Marivan dos santos e Priscila de Almeida.
Em se tratando das condições materiais, todos estão em total conservação e atendem as mais diversas necessidades que o corpo administrativo, docente e discente que fazem o seu uso, uma vez que há equipamentos para a sua utilização, como armários, em sala de aula, computadores para o uso administrativo e pedagógico com acesso à Internet no laboratório de informática.
...