Relatório de Visita Escolar
Por: lemorena25 • 25/4/2016 • Relatório de pesquisa • 738 Palavras (3 Páginas) • 22.333 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDEREAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – LIPEAD
Disciplina: Seminário de Práticas Educativas 4
Professora Coordenadora: Dra. Andréa Rosana Fetzner
Professora Tutora: Renata da Silva de Souza
Polo: Bom Jesus do Itabapoana
Data: 18 de abril de 2016
Aluna: Leticia Ferreira dos Santos
Matrícula: 13116080014
Dados da escola visitada
Nome: Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Carlos Mattos”.
Endereço: Rua Alice Bulos Nogueira, s/n, Distrito de Ponte do Itabapoana – Mimoso do Sul
Telefone: (028) 3555-7138
Diretor: Eliézer Lopes Fernandes
A realização da visita escolar ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental “professor Carlos Mattos” no dia 15 de abril de 2016. A escola está localizada no distrito de Ponte do Itabapoana, município de Mimoso do Sul.
Fui recepcionada pelo diretor Eliézer que, trabalha arduamente há 1 ano e 4 meses, me deixou a vontade para conhecer a escola e para a entrevista.
A escola possui 242 alunos divididos em: 2 turmas da pré-escola, 1 turma do 1° ano, 1 turma do 2° ano, 1 turma do 3° ano, 1 turma do 4° ano, 1 turma do 5° ano, 1 turma de 6° ano, 1 turma do 7° ano, 1 turma do 8° ano e 1 turma do 9° ano, os anos iniciais e finais são agrupados em séries.
A escola conta com 14 professores, 2 pedagogas, 2 coordenadoras, 1 secretário, 3 merendeiras, 3 faxineiras e 1 diretor.
O planejamento é constantemente revisado, e alterado quando necessário, com o intuito de ajudar no desenvolvimento dos alunos. O diretor informou que a avaliação é realizada trimestralmente através de notas e quando os alunos não atingem os objetivos é feito a recuperação que é a revisão da matéria do trimestre daquela disciplina e de uma prova em cima da matéria revisada.
O conselho escolar é formado por pais de alunos, professores e funcionários da escola. Estes estão presentes em todas as tomadas de decisões no que diz respeito ao aluno e ao ambiente escolar. A participação do conselho é assídua e contribui para que a aprendizagem seja satisfatória a todos.
Ao final o diretor Eliézer me apresentou as turmas e todos me receberam muito bem e com sorrisos lindos, o que eu me impulsionou a continuar estudando para ensinar no futuro.
Na saída da escola cruzei com uma mãe de aluno, dona Maria Rita, e por curiosidade, apenas, perguntei-a o que o diretor Eliézer trouxe de melhorias para a escola. Surpreendi-me quando ela, com sorriso no rosto, me respondeu que a escola está mais bonita e que a “pintura” da escola mudou a “cara” da rua.
“Ele é muito responsável, meu filho não gostava de estudar agora não gosta de faltar aula”.
Percebi o quanto a persistência e as lutas do diretor tem feito transformações significativas na vida dos alunos e da comunidade escolar.
Andréa Rosana Fetzner deixa bem claro em seu texto o quanto a participação da família em parceria com a escola tem um efeito maravilhoso na aprendizagem do aluno, tornando-o cidadão com senso critico na sociedade apesar das dificuldades enfrentadas. Esse é o nosso papel como educador, aproveitar a bagagem de informações e experiências que os alunos trazem do seu cotidiano.
...