Relatório de estagio
Por: vkomine • 5/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.371 Palavras (6 Páginas) • 277 Visualizações
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGOGICA PARA
DOCENTES-MATEMÁTICA (LICENCIATURA)
UNIFRAN – UNIVERSIDADE DE FRANÇA
UNISUL – UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
VANESSA KOMINE MUNIZ
RGM: 15764982
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERIOR EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PRIMEIRO SEMESTRE 2016.
CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
Nome da Escola: Escola Estadual Professor Ruy Prado de Mendonça Filho.
Endereço: Rua Peru, n° 781 CEP: 11900-000
Bairro: Vila Ribeirópolis Cidade: Registro Estado: São Paulo
Dependência Administrativa: Unidade Estadual
Diretoria de Ensino: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo
Anos Escolares Observados: 7° e 8° anos do Ensino Fundamental.
A escola apresenta uma ótima estrutura térrea para o ensino fundamental e médio, com 11 salas de aulas, sala de vídeo, sala de leitura e biblioteca, sala de cinema, amplo pátio coberto e descoberto com cozinha que oferece refeição nos intervalos das aulas, sempre com um cardápio variado, cantina, sala dos professores, laboratório de informática, sala de direção, sala de mediação secretaria, quadra coberta e descoberta sempre procurando o melhor atendimento do seu alunado. A unidade escolar esta adaptada para a inclusão escolar,
INTRODUÇÃO
Foram cumpridas 150 horas de estágio curricular, organizadas em um programa de estágio curricular na E. E. Professor Ruy Prado de Mendonça Filho, acompanhando as atividades da professora Sueli Régio Cordeiro Graduado em Matemática e Especialista em Pedagogia pela Scelisul Faculdades Integradas do Vale do Ribeira e Litoral Sul.
As150 horas foram subdividas em grupos de atividades, dos quais o Grupo 1, com 55 horas, relacionado com a observação, análise e diagnóstico da realidade escolar. Grupo 2, com 40 horas, relacionado com a participação e auxílio em atividades pedagógicas na escola e o Grupo 3, com 55 horas, relacionado com a regência e projetos na unidade escolar.
A professora Sueli possui 21 anos de graduado atuando como professor eventual categoria “F” desde 1995, tem experiência com recuperação paralela no ensino fundamental. Atualmente é regente de Matemática no ensino fundamental.
OBJETIVOS
Este estágio atende aos seguintes objetivos:
- Conhecer a dinâmica da sala de aula;
- Conhecer a realidade da educação das instituições educacionais públicas;
- Conscientizar da importância da ação pedagógica consciente e inclusiva;
- Assumir como profissional da educação crítico, ético, político, democrático e respeitador das diferenças;
- Elaborar relatório de observação;
- Acompanhar o Projeto Pedagógico da escola e sua relação prática docente em sala de aula;
- Expor pensamento crítico-reflexivo diante das questões educacionais apresentadas.
- - REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
1.1 Conhecendo a escola e o sistema educacional
A Escola Estadual Professor Ruy Prado de Mendonça Filho foi criada em 1972 para atender a comunidade dos bairros ao redor da escola, atualmente possui 10 turmas no período da manhã sendo 9 turmas do ensino médio e 1 turma do ensino fundamental e a tarde 11 turmas de ensino fundamental. Atende conjuntamente 4 alunos com necessidades de atendimento especial. Com um total geral de alunos atendidos na EU de 631 alunos.
Possui em seu quadro geral de professores 36, sendo efetivos, estáveis e contratados, há também 14 funcionários de apoio entre limpeza, inspetores e cozinheira funcionária da prefeitura. Dentro do quadro geral encontramos também professores readaptados.
Direção sob as mãos da senhora Eunice Salles Pessoa Suguinoshita, vice direção Gladiston Ferreira da Silva, a coordenação do ensino fundamental Adriana de Aguiar Gomes, mediação Sirlei Aparecida de Campos.
Dirigente de ensino Gabriel Marcos Spinula a supervisão escolar esta a cargo da senhora Elisabete Nakamura.
A escola atende os bairros Vila Ribeirópolis, Vila Ponce, Jardim América, Belas Artes, Vila Cabral e Jardim Yoshida, o E E Professor Ruy Prado de Mendonça Filho, situa-se na zona urbana da cidade.
A unidade escola trabalha em parceira com o juizado do menor e do adolescente e Proerd.
O sistema de avaliação da escola é bimestral composto por 4 notas, participação do aluno em sala, atividades no caderno ou apostila, trabalho e avaliação bimestral. As recuperações são continuadas, por bimestre. A escola também participa da avaliação da AAP – Avaliação de Aprendizagem e Processos, onde os alunos são submetidos a duas avaliações uma no inicio do ano e outra no meio do ano. Essa avaliação serve como referência para ações em sala, observação de como estão cada turma e com deve ser o trabalho a partir das notas da prova. Todos os registros são realizados em diário de classe e a também um diário de apoio somente para registrar presença de alunos para auxilio da mediação.
As reuniões de ATPC ocorrem duas vezes por semana para debater assuntos diversos referente ao ensino e à preparação de projetos pedagógicos que auxiliem professores e alunos.
O planejamento escolar toma como base a Proposta Curricular da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. Os professores utilizam o material distribuído pela secretaria da educação de São Paulo Caderno do Professor. As reuniões planejamento no inicio do ano e replanjamento no momento que a equipe gestora achar necessário.
...