Resenha Critica Sobre Platão
Por: jujufloflo • 31/8/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
Platão foi um filósofo grego considerado um dos mais influentes da época, ele nasceu em Atenas em 427 a.c e morreu em 327 a.c, pertencendo de uma família aristocracia ateniense. Platão deu inicio a seus trabalhos filosóficos logo após a morte de Sócrates, outro importante filosofo no qual Platão foi discípulo nos últimos anos da vida do mesmo. Ele fundou da academia uma escola de filosofia-sua filosofia é de grande importância e influência- que tinha como objetivo de desenvolver as ideias e pensamentos socráticos. Platão ocupou-se com vários temas, entre ele a ética, política, metafisica e a teoria do conhecimento.
Este grande filósofo também desenvolveu a percepção de que o homem possui dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível, sendo a primeira uma realidade ao que se entende com facilidade e a segunda realidade está ligada diretamente a sensibilidade. Esta concepção é conhecida por teoria das ideais ou de formas. Sendo assim na teoria de ideia, segundo Platão, por ser um princípio de fácil compreensão, está ligado, no fundamento do conhecimento das coisas. Portanto, o homem somente consegue alcançar as ideias pela sua razão, As Ideias são puramente espirituais, não contendo materialidade alguma, nem contato com o mundo sensível. Para ele o mundo sensível é aquele onde se encontra a maioria das pessoas, aprisionadas do mundo iluminado, onde somente podem ver sombras de imagens manipuladas por outros, tanto na sua forma como na sua dimensão. Logo então, ele cria uma separação entre dois mundos, negando um (o sensível) pela afirmação do outro (o inteligível).
Para Platão, o mundo concreto percebido pelos sentidos é uma cópia do mundo das Ideias, porém, por ser uma cópia ela está sujeita ao erro e não é eterno, tem um tempo de duração. Na verdade, com a criação destes dois mundos, Platão resolve um problema criado pelos pré-socráticos: Parmênides e Heráclito. O problema era a respeito do movimento, se para Heráclito tudo está em constante movimento, nada dura para sempre, já para Parmênides este movimento é uma ilusão, por se as coisas mudassem deixariam de serem elas mesmas.
Para Platão no mundo das ideias não existe mudança, pois tudo é eterno, assim como Parmênides e, no mundo dos sentidos, tudo está mudando e sujeito ao erro, assim como para Heráclito.
Dentre desta concepção podemos perceber e concordar com as críticas que Aristóteles fez naquela época em que para ele o Mundo inteligível e o mundo sensível -diferente da noção de Platão - andam juntos e se complementam, logo é perceptível algo mais concreto relacionado ao ser para chegar a verdade.
Platão também valorizava os métodos de debate de conversação para alcançar o conhecimento, no qual o mesmo foi crucial para o desenvolvimento para o estudo humanístico dentro da ideologia cientifica dando suporte ao desenvolvimento intelecto espacial da sociedade, aprofundando o íntimo do ser humano, buscando uma fundamentação. Ele tina como objetivo resgatar seus primeiros frutos para tornar a colocar o homem no real sentindo da sua existência, ou seja, religando o ser humano no mundo das ideias. Para Platão o estado é o que impulsiona o ideal pedagógico humano dando orientação para facilitar a construção do desenvolvimento humano como o centro da sabedoria, pois o ideal humano está em constante mudança- neste contexto temos Platão como um meio político-humanista que pretende a aplicação de sua filosofia nos preceitos cívicos, e o faz de forma educativa.
Para ele o meio ontológico humanístico está interligado com o seu conhecimento. Platãp pensa que cada pessoa deve ocupar o seu lugar, nutrindo-se do necessário e sempre se atendo os recursos disponíveis para que possam manter uma vida agradável, em que tudo é alcando por meio da educação.
No âmbito educacional nos deparamos com um Platão fundador da 1° instituição de ensino superior no mundo ocidental e oo 1° a conceber um sistema educacional para o seu tempo, demostrando uma grande preocupação com a qualificação dos
...