Resenha Texto Ciências na Escola
Por: dinhamorim • 28/11/2018 • Resenha • 321 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
Resenha crítica do texto: “Ciência na escola”
O texto evidencia a importância do ensino de Ciências sob um novo olhar, mais acessível e democrático, baseado na experimentação, na prática da ciência. É preciso romper com as velhas práticas formais e métodos de memorização que limitam o desenvolvimento do aluno.
É tarefa da escola, incentivar o interesse pela ciência e proporcionar meios para que essa descoberta possa ser prazerosa. Através da interação da escola com universidades, museus, laboratórios, entre outros, é possível proporcionar aos alunos novas formas de aprender, dispondo de mais recursos qualificados que, na prática, vão despertar a curiosidade e incentivá-los a buscar respostas para as perguntas do cotidiano.
A proposta é de ensinar ciências, fazendo! Levando o aluno a responder aos seus questionamentos através da observação, indagação, formulação de hipóteses e experimentação, pesquisando e elaborando teorias. Essa aproximação de prática e teoria, além de desmistificar a imagem estereotipada que se tem dos cientistas, desperta a criatividade dos alunos, surgindo novos questionamentos e novas formas de se chegar à resposta.
Os exemplos citados no texto revelam na prática como essa nova forma de ensinar tem valorizado e despertado o interesse pela ciência. O Professor Leopoldo de Meis (Departamento de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro) inaugurou um curso de férias para professores e alunos do Ensino Médio, onde, através do levantamento de hipóteses e de acompanhamento qualificado, os alunos são estimulados a buscar as respostas dos seus questionamentos e apresentar os resultados de forma criativa, tornando o aprendizado prazeroso e eficaz. Além disso, os alunos que se destacam no curso são incentivados a continuar estudando e desenvolvendo seu conhecimento.
O texto incentiva a experimentação, a adotar uma nova postura de um educador que não apenas monitore as atividades, mas que as problematize que estimule os alunos a questionar e a buscar as respostas para suas dúvidas os levando a novas descobertas, formando cidadãos capazes de responder às necessidades do mundo atual.
...