Resenha apresentada como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de filosofia do curso de pedagogia da faculdade municipal de palhoça.
Por: llarissaschmitt • 20/6/2019 • Resenha • 311 Palavras (2 Páginas) • 914 Visualizações
Faculdade Municipal de Palhoça
Pedagogia – 1ª Fase
Larissa Eli Schmitt
O Utilitarismo
Resenha apresentada como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de filosofia do curso de pedagogia da faculdade municipal de palhoça.
Professor:
Dr. Fernando Maurício da Silva
Palhoça, 2019
O Utilitarismo
Larissa Eli Schmitt
PORFÍRIO. Francisco. O utilitarismo, Brasil Escola. 2018
Utilitarismo trata-se de um modelo ético, idealizado pelos ingleses Jeremy Bentham (1748-1832) e por John Stuart Mill (1806-1873). Bentham foi responsável pelo utilitarismo quantitativo, já o stuart mill por um utilitarismo qualitativo.
A deontologia moral trata-se do modelo ético, que se baseia no dever, mostrando-se que algo deve ser praticado e executado, através de um meio no qual deve-se percorrer, independente de seus objetivos finais, é uma ética do dever, ou seja, aquilo que você deve executar.
Já falando do consequencialismo ele refere-se ao modelo ético, que visa as consequências finais de suas ações. Dando relevância às consequências das ações morais do indivíduo para que se vai ser feito pelo mesmo no final de suas ações.
A máxima utilitarista busca pelas ações nas quais os fins sejam de proporções maiores de bem estar, ou seja, que beneficiem o maior número de pessoas, por um valor de tempo elevado também. Se houver prejudicados na ação final o valor tem que ser imensamente inferior em comparação aos indivíduos beneficiados. situação a qual Stuart Mill irá chamar de cálculo utilitário.
Por tanto antes de qualquer ação, vale-se fazer um cálculo utilitário para assim se saber qual será a melhor ação a seguir, a ação que traga melhores fins a um grupo maior de indivíduos, e aquela que também melhor se identifique, com a correção moral.
...