Resenha do Filme Além da Sala de Aula
Por: 80503030 • 10/10/2016 • Resenha • 649 Palavras (3 Páginas) • 3.373 Visualizações
Resenha do Filme Além da Sala de Aula
O filme conta a história de uma professora que galgava o seu primeiro emprego, ao ser contrata para dar aula em “uma escola”, ela pergunta ao diretor qual era o nome da escola, e ele disse que a escola não tinha nome, porque era um programa de estudantes desabrigados.
Ela chega em uma região periférica da cidade com alto índice de violência e drogas. A primeira cena que ela vê era uma viatura da polícia e muitas pessoas em volta. Aquela gente mal trajada andando pelas ruas enroladas em cobertores, fumando e bebendo sem nenhuma definição na vida.
Ela descobre que na verdade a escola não existia, o que realmente existia era um galpão abandonado, sem nenhuma estrutura de sala de aula, não havia carteiras, nem livros, as paredes eram úmidas e envelhecidas, e tudo era muito sujo, e quando o trem passou saiu um rato de dentro de um buraco e a professora teve que colocá-lo para fora.
Os alunos não tinham alto-estima nenhuma, não tinham interesse por nada. Eles também passavam fome. As mães e os pais interrompiam as aulas da professora para retirarem ou falarem com seus filhos na hora que quisessem, a desordem ponderava.
No final do dia a professora sente-se desolada, o diretor aparece e pergunta-lhe se estava tudo bem. Ela disse que sim, tirando o fato de que ela teve que espantar um rato quando o trem passava e a total falta de estrutura, então sim, estava tudo bem. Ela disse que estava fora.
Ao chegar em casa, ela vai direto para o seu quarto para que seus filhos não a vissem chorando. Sua filha percebeu que a mãe estava chorando, e seu esposo a consolou.
A professora resolve lançar mãos à obra, compra tinta e começa a pintar a sala, aquelas pessoas que por ali viviam resolvem ajudá-la.
A professora conseguiu alimentos para as crianças, pois criança com fome não aprende nada.
A professora fez uma reunião com os pais para pedir a ajuda deles no dever de casa de seus filhos.
Uma mãe que por ali vivia, e parecia não querer nada com a vida, recebeu ajuda da professora para ser alfabetizada e assim poder ajudar seus filhos.
A professora foi a direção do programa pedir materiais básicos como carteiras e livros para aquelas crianças. E depois de muita insistência ela conseguiu esses materiais e até um piano para as aulas de música.
Algo positivo que havia no abrigo é que não era permitido dentro dele o uso de drogas e nem de bebidas.
Uma aluna chamada Maria teve o seu pai expulso do abrigo por desrespeito, e esse foi o momento em que a professora mais se envolveu emocionalmente, ela ficou com a responsabilidade de cuidar da menina em sua casa até que seu pai ajeitasse a sua vida, pois a criança não poderia ficar nas ruas.
Essa atitude da professora mexeu com sua família, seu esposo fez alguns questionamentos, mas acabou apoiando a professora.
As aulas da professora eram diferenciadas, havia a participação das crianças nas mesmas, sendo a roda de conversas o fator preponderante dos estudos.
Por fim o trabalho da professora teve reconhecimento das autoridades. E em 1987 em menção ao ato da professora todas as crianças sem teto adquiriram o direito de se matricular em qualquer escola, enquanto se encontrarem em situação de sem teto. Em 1988 a nova escola foi construída. A professora continuou dando aula por mais 8 anos. Em 1995 Staccy recebeu o Prêmio Nacional pelo maior serviço público dedicado a educação.
...