Resenha do Livro A Importância do Ato de Ler Vani
Por: Francisco Matta Lima • 3/3/2020 • Resenha • 529 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: A importância do ato de ler: em três textos que se completam. 3.ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1983.
Neste livro o autor discursa sobre a importância do ato de ler utilizando três artigos que são complementares. Nestes artigos ele fala do processo que envolve uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, mas que se antecipa na inteligência do mundo. A leitura do mundo se antecede a leitura da palavra e linguagem e realidade se envolvem dinamicamente. A compreensão do texto é feita pela percepção entre o texto e o contexto. O autor defende o uso de bibliotecas públicas para a formação completa das pessoas e a alfabetização de adultos. Ao refletir e escrever sobre a importância do ato de ler o autor relembra momentos de sua infância, adolescência e de sua mocidade que estavam guardados em sua memória.
Enquanto escrevia o autor relembra vários momentos de sua trajetória na infância. Desde o seu pequeno mundo que lhe era perceptível, quanto sua casa, os locais no qual brincava, as árvores, o quintal que onde foi o seu primeiro mundo – mundo onde suas primeiras leituras aconteceram, não leitura textual, mas leitura de mundo.
Freire destaca que seus pais foram muito importantes para a sua compreensão da leitura e agradece a professora Eunice que ajudou seus pais a se aprofundarem nesse trabalho. O autor conta no livro toda sua reflexão sobre a sua trajetória até a de ser educador. Como educador ele então vê a necessidade de educadores e educandos lerem os clássicos em todos as áreas do saber para adquirirem conhecimento para a vida e a importância dos pais para dar incentivo.
De acordo com o livro a alfabetização é a criação ou estruturação da expressão oral e escrita. A leitura do mundo precede a leitura da palavra e se assim é por certa forma de escrevê-lo ou de reescrevê-lo, modificando-a pela prática consciente. Para Freire a educação não é transmitir o conhecimento já pronto, é instigar o aluno a produzir conhecimento. E seu objetivo maior é conscientiza-lo.
Por fim Paulo Freire dá destaque a alfabetização de adultos e o uso das bibliotecas populares. De acordo com o seu trabalho que foi realizado nas cidades de São Tomé e Príncipe alfabetização de adultos e pós-alfabetização implicam esforços de educadores e educando, para que haja uma alfabetização de boa qualidade, e que não se tenha apenas uma decodificação de sílabas. A Biblioteca Popular traria então uma interatividade do educando com a leitura, e maior estimulo, pois este estaria em contato com texto de sua própria autoria. Este buscaria os significados de uma maior quantidade de palavras e aguçaria seu conhecimento.
O livro conta com uma linguagem simples e de fácil entendimento, além de ser uma leitura agradável e que enriquece as percepções de como a aprendizagem se efetiva. Pode se dizer que o livro é destinado principalmente para estudantes, para que estes formem uma opinião crítica acerca de suas leituras e também destinadas a professores para que esses possam estar orientando seus alunos. Desta forma, criando cidadãos críticos e produtores de conhecimento.
Vani Souza Da Costa
...