Resenha do livro Estágio e Docência
Por: Samuelvs17 • 2/9/2019 • Resenha • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 1.167 Visualizações
PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. 2004. Estágio e docência. São Paulo, Cortez Editora, 296 p.
Selma Garrido Pimenta possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1965), mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Atualmente é Professor Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo- FE-USP, e Professor Assistente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. Coordena (em parceria) o GEPEFE-Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador desde 1989, junto ao programa de Pós-Graduação em Educação - FEUSP. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na FE-USP (1997/99) e Diretora da FE-USP (2002- 2005).
Maria Socorro Lucena Lima é doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo-USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo-USP (2007), com Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1995), graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Integra o quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual- UECE, na linha Docência no Ensino Superior e na Educação Básica.
De modo geral, nos capítulos I e II da 2ª parte do livro Estágio e Docência, é discutido sobre a importância da disciplina estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tanto para alunos que não têm experiência alguma com o magistério como também para discentes que já praticam a docência a anos. Nos dois capítulos, o texto é trabalhado em cima de diversos questionamentos a respeito do estágio, experiências e opiniões pessoais de alunos de licenciatura e argumentação coerente em referência às questões pertinentes.
O livro Estágio e Docência é dividido em 3 partes. Sendo a 1ª Parte subdividida em: Capítulo I- Estágio: diferentes concepções; Capítulo II- Estágio e construção da identidade; e Capítulo III- Considerações sobre a legislação. 2ª Parte: Capítulo I- Por que o estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão; Capítulo II- Por que o estágio para quem já exerce o magistério: uma proposta de formação contínua; Capítulo III- O estágio nas disciplinas específicas: contribuições da didática; e Capítulo IV- O estágio em atividade não docente: entre a sala de aula e os sistemas de educação. 3ª Parte: Capítulo I- Planejamento e avaliação do estágio; Capítulo II- Planejando o estágio em forma de projetos; Capítulo III- Estágio supervisionado e tecnologias, e Capítulo IV- Estágio: avanços teóricos e práticos. No entanto, apenas os dois primeiros capítulos da 2ª parte serão resenhados.
No Capítulo I, é discutido sobre as perspectivas e dificuldades do estágio para quem não é professor, através de depoimentos de discentes de licenciatura. Além de expor um levantamento sobre aprendizagens e lições positivas decorrentes da disciplina e tratar sobre o papel e a importância da mesma no processo de formação de futuros professores. Também é abordado o fato de cada escola ter sua especificidade e transmitir aprendizados únicos, já que aspectos como a localização da instituição, as características de seus alunos e de sua comunidade, os determinantes históricos, sociais, políticos, econômicos e culturais dessa realidade, podem produzir diferentes aprendizagens.
Por fim, no capítulo I é dado aos alunos diversas sugestões e possibilidades de aprendizado, como: verificar onde a escola está situada; observar quais marcas da sociedade atual estão na entrada da instituição, quem controla o portão e de que maneira, quem ou o que entra e sai do portão da escola; realizar um levantamento sobre o conjunto de necessidades e problemas do local; saber quem é o diretor e coordenadores e como funciona o modo de gestão; buscar conhecimento sobre a origem e gestão das verbas e recursos; estudar sobre a história e regras da escola; além de entender quais são as formas de organização do processo de ensino-aprendizagem utilizadas na instituição. É como se o texto estivesse traçando um caminho que o aluno deve seguir, para que possa ter e absorver a melhor experiência possível ao decorrer do estágio.
...