Resumo Aprendizagem Cpt 5
Dissertações: Resumo Aprendizagem Cpt 5. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: micalell • 11/5/2014 • 318 Palavras (2 Páginas) • 409 Visualizações
O condicionamento clássico é um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos. O termo condicionamento clássico encontra-se historicamente vinculado à "psicologia da aprendizagem" ou ao "comportamentalismo" (Behaviorismo) de John B. Watson, Ivan Pavlov e Skinner, também conhecido como sistema de punição e recompensa.
O condicionamento clássico é tao comum em seres humanos como em animais, como o estudo de Pavlov para condicionar de modo clássico um cão.
Algumas pessoas aprendem a sentir fobias por meio dele. As fobias são medos intensos e irracionais de coisas ou situações em particular, tais como aranhas, cobras, viajar de avião ou estar em lugares fechados.
Chamamos de condicionamento operante o processo pelo qual certa classe de comportamentos fica sob o controle de suas consequências. Esta classe de comportamentos recebe o nome de Operante. O termo faz referência ao fato de que esta classe de comportamentos opera no meio modificando-o, e por sua vez estas modificações também alteram o comportamento.
O comportamento operante não é causado por um estímulo que antecede a sua ocorrência. O comportamento operante é causado pelas consequências que produz, pelas alterações que provoca no ambiente.
É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afete sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.
O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. O tipo de consequência que aumenta a probabilidade de ocorrência da mesma função de resposta em contextos semelhantes chama-se reforço.
...