Resumo João Amos Comenius no Desenvolvimento e Evolução da Didática
Por: josantos15 • 22/2/2019 • Trabalho acadêmico • 278 Palavras (2 Páginas) • 604 Visualizações
O objetivo é explicitar a importância de João Amos Comenius no desenvolvimento e evolução da Didática. No mesmo, são apresentadas as principais ideias do autor, além de seus princípios para o desenvolvimento da educação e as bases de suas teorias.
Comenius tinha a visão teológica impregnada em suas ideias. O seu ideal de educação tinha como objetivo a “bondade original”, além de que todo aluno deveria atingir um máximo de potencial nos fundamentos básicos da natureza e no entendimento do mundo. A escola democrática de Comenius tinha como personagem principal o professor, cujo deveria mediar o conhecimento puro e o contato do mesmo com o aluno. O professor deveria equilibrar alunos com diferentes níveis de desenvolvimento, além de potencializar as habilidades de resolver e refletir de cada aluno. Comenius tem o método como sustentação de suas ideias. Tudo se resumia na experiência, na observação e análise dos acontecimentos de sala de aula.
Além disso, o texto cita 4 graus sucessivos de educação em Comenius, esses obedecendo o princípio da integração, proposto pelo mesmo:
1) “escola maternal”: destinada para a primeira infância, onde se objetivava “preparar o terreno da inteligência”
2) “escola nacional”: destinada para a segunda infância/meninice, cujo a preocupação era o desenvolvimento físico, dos sentidos e da inteligência. Nota-se o foco nas linguagens (escrita e leitura), ciências (matemática) e preceitos da moral e da fé.
3) “escola latim”: destinada para a adolescência, onde se objetivava desenvolver o raciocínio e organizar o conhecimento adquirido
4) “academia”: destinada a juventude. Último estágio escolar, onde era finalizada a formação das duas principais virtudes do homem: a sapiência e a fé.
...