Resumo do documentário "Povo brasileiro"
Por: Jéssica Garcia • 3/10/2016 • Resenha • 353 Palavras (2 Páginas) • 6.941 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR
CURSO DE PEDAGOGIA
MARIA ANGELA SILVA GARCIA
RESUMO DO DOCUMENTÁRIO: O POVO BRASILEIRO DE DARCY RIBEIRO
SALVADOR
2016
O autor Darcy Ribeiro, aborda em seu documentário fatos de como compreender a formação étnica e cultural do povo brasileiro. A cultura brasileira possui uma grande variedade e isso se dá por conta da miscigenação. E foi percebido que o autor valoriza a cultura indígena na formação étnica, pois esta é a cultura do povo originário do país.
O documentário é dividido em sete partes e estas estão interligadas entre si, e mostra que o povo brasileiro é uma mistura entre raças, construindo um tipo de cultura cruzada, que não nega suas origens indígenas, africanas e europeias, e que se estrutura numa cultura misturada.
O documentário afirma que a cultura do Brasil é dada pela mistura das raças, mas não dá ênfase aos conflitos existentes durante a formação do povo brasileiro. A cultura do Brasil é uma cultura de “retalho”, é uma fusão cultural entre índios, negros e europeus.
Para Ribeiro, para existir a democracia racial era preciso, antes, vivermos numa democracia social. A cultura dos colonizadores se sobrepôs à cultura dos colonizados. O autor ainda afirma que, a divisão de classes norteou a grande desigualdade entre as ricas e as pobres, com concentração o poder na mão de poucos e a desumanização das relações de trabalho.
Essa obra tinha o objetivo de entender o porquê o Brasil não deu certo, tendo a oportunidade de ser um país criado de acordo com a vontade de seu povo miscigenado. Uma das questões possíveis de que o Brasil não deu certo é o fato de o brasileiro não se orgulhar totalmente de ser brasileiro. Pois até então a ideia de que a identidade do Brasil foi construída, a partir de sociedades que dominam, seres superiores, e as que são dominadas, seres inferiores, de acordo com raça, crença e ideologias.
Para Ribeiro, o surgimento de uma etnia brasileira, inclusiva, que possa envolver e acolher as mais variadas culturas, passa tanto pela anulação das identificações étnicas de índios, africanos e europeus, como pela diferenciação entre as várias formas de mestiçagem.
...