Resumo do livro medo e Ousadia
Por: mercycalmet • 3/10/2015 • Trabalho acadêmico • 387 Palavras (2 Páginas) • 2.397 Visualizações
Curso de Pedagogia
Medo e Ousadia O cotidiano do Professor
Capitulo 6
São Paulo
Novembro de 2014
No capítulo 6 do livro, Medo e Ousadia O Cotidiano do Professor, Paulo e Ira discutem o tema linguágem na educação dialógica. Neste capítulo, eles dizem que não podemos entrar em uma sala de aula e esperar que os alunos se adequem a linguagem do professor. Não adianta o professor dar um discursso todo usando uma linguagem que seus alunos não entendam. Más, por outro lado é dever do professor ensinar os alunos á falar na lingua considerada “culta” pois á educação dialogica é de fato uma troca de conhecimentos e tanto o professor como o aluno devem aprender um do outro.
Algo extremamente importante na Educação infantil é o professor falar com seus alunos de forma clara e sem usar o diminuitivo, como por exemplo: comidinha, roupinha, cadeirinha etc. Ensinar as crianças desde pequenas a falarem da forma correta usando; palávras, tempos verbais e concordância verbal corretos, vai ajuda-los a se expressar de forma que outros os entendam claramente. Nesta Idade as crianças ainda estão aprendendo a falar então o professor deve falar claramente e não simplificar palavras. Quanto mais vocabulário a criança receber, melhor vai ser para ela.
Quando a criança crescer e estiver nos anos iniciais, e ela fizer algum tipo de erro (concordancia verbal, singular/plural, tempo verbal etc.), o professor não precisa sempre apontar o erro, pois isso pode muitas vezes desanimar a criança. Ele pode repetir a frase corretamente, para que a criança perceba a maneira correta de se falar, mas sem intimidá-la.
Outra coisa importante, é incluir palavras e modos de expressar de uma certa região. Como, por exemplo, uma aluna que veio de Salvador para São Paulo, trás consigo, palavras e expressões da Bahia que, de vista, deve ser incluido tanto no vocabulário do professor, quanto na dos outros alunos, pois isso enriquece sua aprendizagem. Quanto mais rico é o nosso vocabulário e a dos nosso alunos, mais consientes vamos ser, pois vamos conseguir entender melhor o mundo a nossa volta.
Não só isso, más também a educação serve para preparar os alunos para o mundo, para ensinar-lós a se comunicar com todos, a lerem um texto e o entenderem e a conseguir se expressar da forma escrita de forma que outros possam entender.
...