Resumos dos Diários Reflexivos do Módulo I
Por: Geografia2012 • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.535 Palavras (7 Páginas) • 343 Visualizações
Atividade 4 – Resumos dos Diários Reflexivos do Módulo I
No diário Educadores e Educandos: tempos históricos, foi dividido em várias etapas: na primeira assistimos ao filme “A missão” e realizamos também uma pequena pesquisa sobre Anísio Teixeira podendo afirmar que ele foi umas das figuras mais importantes na história da educação considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século XX, foi também um pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos.
Em seguida fizemos um levantamento das escolas atuais da minha cidade – Mirangaba-BA – contendo nome da escola, ano de fundação, entidade mantenedora e perfil do público que a frequenta e por último relacionei meus sentimentos de infância diante das escolas citadas na minha cidade na época eram de grande expectativa a cada aula, pois vindo da zona rural para mim tudo era novo e desconhecido, mas disposta sempre a aprender mais, interagir com meus colegas e fazendo novas amizades.
Vimos também, que os funcionários da escola podem contribuir na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), assim, entendemos que o bom desempenho da educação requer organização e sistematização de conceitos, planejamento das ações e atitudes significativas entre todos os membros, visando encontrar saídas para a resolução de problemas que surgem no cotidiano da escola de modo a garantir a melhor aprendizagem dos alunos. O PPP é elaborado como um documento, este que orienta a escola na importante tarefa de formação plena do indivíduo, por isso que tem que ser elaborado com a presença de todos os membros que fazem parte de cada escola para trocar ideias e chegar ao bom senso e sempre buscando e inovando ideias a cada ano.
No que se refere ao diário Informática Básica e Aplicada a Educação, relacionamos alguns conceitos, após assistir aos vídeos e discutir com colegas de trabalho e de classe, percebemos uma diferença desde a formação inicial de cada um dos sistemas. Na forma de adaptação dos sistemas para o público um é adaptado de acordo com a necessidade do usuário e sem interesse capitalista direcionado ao seu uso, já o outro, se deu ao aperfeiçoamento de outros sistemas operacionais, visando principalmente o mercado capitalista.
Vimos também, que com as várias ferramentas tecnológicas que temos a nossa disposição hoje, a educação, talvez, possa ficar comprometida, pois alguns profissionais da educação, e também, por parte dos próprios alunos acontecem à substituição de pesquisas onde poderia melhorar a compreensão de diversos assuntos didáticos, por conteúdos prontos encontrados na internet, o que acaba comprometendo o rendimento acadêmico do discente. Com essa substituição, a tecnologia assume a protagonização da base que o aluno necessita, deixa de atuar como um suporte, para substituir por completo o conteúdo didático, o que impede o desenvolvimento e o incentivo a raciocinar.
Como a internet é uma “janela” para o mundo, acaba abrindo um leque de opções para os jovens, que em muitos casos, utilizam a maior parte do seu tempo livre, para se manter conectado o tempo todo em redes sociais, deixando de pesquisar por assuntos importantes, ou realizando a leitura de bons livros que a rede oferece. Com tudo, é inegável que o uso da tecnologia tem um potencial muito grande para o desenvolvimento escolar dos alunos, basta que seja usado de forma correta e proveitosa, não esquecendo que é uma ferramenta que também auxilia no desempenho do trabalho nas secretarias escolares.
Desta maneira, conclui-se que esse diário reflexivo contribuiu com o acúmulo dos meus conhecimentos, e trouxe novas descobertas em relação aos Sistemas Operacionais de computadores que são de grande importância para o desempenho do trabalho e a ampliação dos meus conhecimentos profissionais, as adaptações para as novas ferramentas da tecnologia avançada que estamos presenciando atualmente são de fundamental importância para quem deseja ser um profissional competente.
No diário Orientação da Prática Profissional I houve questões sobre conceito visto no dia a dia de trabalho. A ética, os métodos de observação, métodos de abordagem tudo que faz parte da questão de comportamento em nosso dia a dia de trabalho. Foram realizadas atividades na qual pudemos compreender alguns conceitos sobre determinadas funções como: função diretora; função secretária e função merendeira mostrando, dessa forma, a importância de cada uma dessas funções para um bom funcionamento da escola.
Também foram realizadas três entrevistas dentro da unidade escolar Joaquim Valois Coutinho Neto. Nessas entrevistas foram abordadas três pessoas exercendo diferentes funções na escola. Após realizar e analisar as entrevistadas percebeu que, apesar de atuarem em funções distintas as profissionais procuram desempenhar seu trabalho da melhor maneira possível, observando e analisando os fatos que cercam seu cotidiano, relacionando-se entre os colegas e realizando com êxito sua carreira profissional.
Logo após, deu-se início a pesquisa exploratória para saber a opinião dos meus colegas de trabalho em relação ao tema Ética, sendo também realizada a pesquisa exploratória para conhecer a opinião dos meus colegas de trabalho em relação ao tema ética no ambiente profissional. Enfim, após a realização do trabalho compreendi que meus colegas visam manter sempre a ética no seu ambiente de trabalho, pois necessitam estarem sempre seguindo as normas corretas para serem bons profissionais.
Neste diário: Produção Textual na Educação Escolar foi visto a questão da leitura, compreensão e a produção de textos com autonomia, em diferentes linguagens, seja ela escrita, gráfica, artística – relacionando-as a práticas educacionais e a documentos oficiais. Nesse sentido, vale ressaltar as questão referentes à coesão e coerência dos textos, Pois é preciso que as frases e os parágrafos estejam conexos, aumentando o grau de compreensão do leitor, observando-se, é claro, a objetividade do texto.
...