Revisão crítica da produção de gênero de discurso na sala de aula
Resenha: Revisão crítica da produção de gênero de discurso na sala de aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amassadinho • 5/12/2013 • Resenha • 779 Palavras (4 Páginas) • 462 Visualizações
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso Pedagogia a Distância
Disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação
Aluno(a): Vanuza Gaspar de Melo RGM:0538313
Professora: Terezinha Bazé de Lima
Aula 07: A linguagem científica: praticando a argumentação
Polo: Assis Chateaubriand, Paraná
Resenha crítica
Resenhista :Vanuza Gaspar de Melo
FREIRE, Joselindo Barbosa. Mestre em linguítica(UFPB-PROLING) e professor de língua portuguesa da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte
Produção do gênero do discurso em sala de aula
Este estudo visa descrever a prática pedagógica de jornal mural realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Gomes- Montanhas / RN. Essa atividade foi desenvolvida na Área de Conhecimento de Língua Portuguesa e com alunos do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental, sob a orientação do professor dessa área no ano de 2010.
Pode-se reconhecer que a realização de jornal mural apresenta uma dimensão didatizadora e que são os gêneros textuais que circulam, especialmente, no ambiente escolar.
A perspectiva teórica assumida neste trabalho é fundamentada em Bakhtin (2003), Marcushi (2003), Maingueneau (2004).Considera-se que o jornal mural pode ser um dos suportes materiais para circulação de informação no âmbito da escola e assim desenvolver a ação-interação por meio das diversas linguagens utilizadas para a realização dessa prática escolar.
Entende-se que a produção de gêneros textuais no ambiente escolar corresponde ao que afirma Schnewly “ é aprendendo e dominando os gêneros de texto que os alunos desenvolvem sua capacidade de raciocinar, agir e interagir com o mundo “ (Vsiget;2009, palestra).
De acordo com Marcushi (2003,p.22) “ é impossível se comunicar verbalmente a não ser por meio de algum gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por meio de um texto”.
Passa-se a compreender a língua como atividade social, histórica e cognitiva usada pelos falantes como interação, durante o processo comunicativo, produzido nas diferentes situações de interação interpessoal. Segundo Marcushi ( op. cit, p.22), “os gêneros textuais se constituem como ações sócio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-se de algum modo”.
Nesse sentido, percebe-se que a produção de gêneros do discurso, em sala de aula, pode oferecer ao alunado a possibilidade de usar a língua como meio de interação em um dado contexto comunicativo, e ao mesmo tempo, permitindo a manifestação de diversos estilos linguísticos nos textos produzidos.
A escola pode se tornar um espaço privilegiado para o trabalho sistemático dos gêneros textuais que têm circulação, sobretudo, no âmbito escolar,a produção dos gêneros textuais no ensino pode ocorrer de forma ordenada e pautada na perspectiva do uso demonstrando que diferentes textos são produzidos em cada esfera do contexto comunicativo.
A prática pedagógica pode possibilitar ao aluno e ao professor a identificação dos elementos que perpassam os contextos sociais de interação comunicativa,
...