SÍNDROME DE DOWN: E A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Por: Marcilandia • 27/2/2016 • Monografia • 8.966 Palavras (36 Páginas) • 991 Visualizações
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE ITUVERAVA
Marcilândia Dos Santos Moura Silva
SÍNDROME DE DOWN: E A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
ITUVERAVA-SP
2015
MARCILÂNDIA DOS SANTOS MOURA SILVA
SÍNDROME DE DOWN: E A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – como exigência parcial para obtenção de graduação em Pedagogia.
Orientadora Profa. Dra. Maria Madalena Graciolli
ITUVERAVA
2015
FICHA CATALOGRÁFICA
MARCILÂNDIA DOS SANTOS MOURA SILVA
SÍNDROME DE DOWN: E A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – como exigência parcial para obtenção de graduação em Pedagogia.
Ituverava. ___ de _______________de ____
Orientador (a): __________________________________
Maria Madalena Graciolli
Examinador (a): __________________________________
Examinador (a): __________________________________
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho em primeiro lugar a DEUS, a minha querida professora e orientadora Maria Madalena Graciolli e a minha família, meus irmãos Márcia e Marcos, cunhados Neto e Dayse, minha mãe e pai Francisca e Jose Neto, pois sempre me deram forças, bem como amigos especiais que me ajudaram muito como Pâmela Martins, Eliúde Souza, irmão Daniel, irmãs Lucia, Elza e Villiana Jemima, assim como minha Igreja Assembleia de DEUS pelas orações...
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo discorrer e analisar a aprendizagem de pessoas portadoras da Síndrome de Down. Atualmente observa-se que a inclusão de pessoas portadoras da Síndrome de Down tem crescido, mas ainda tem muito que melhorar, uma vez que o portador de Síndrome de Down tem capacidade de aprender, mas de um modo mais lento que as crianças consideradas normais. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, demonstrando que portadores da Síndrome de Down são capazes de aprender, analisando também o papel do professor no ensino e aprendizagem de portadores da Síndrome, bem como o desenvolvimento cognitivo das crianças portadoras.
Palavras-chave: Síndrome de Down. Aprendizagem. Ensino.
SUMMARY
The objective of this work is to discuss and analyze the learning of people with Down Syndrome. Currently it is observed that the inclusion of people with Down Syndrome has increased, but still needs to improve, since the Down Syndrome patients have the ability to learn, but a slower so that children considered normal. The methodology used in this bibliographic, demonstrating that individuals with Down Syndrome are able to learn, also analyzing the teacher's role in teaching and learning of carriers of the syndrome, and cognitive development of children with.
Keywords: Down Syndrome. Learning. Education.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 SÍNDROME DE DOWN
1.1 Conceito
1.2 Características físicas da criança com Síndrome de Down
1.3 Síndrome de Down e o contexto familiar
2 AS DIFICULDADES E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E O PROFESSOR
2.1 As dificuldades enfrentadas por crianças com Síndrome de Down
2.2 A aprendizagem de uma criança com Síndrome de Down
2.3 O papel do professor na educação da criança com Síndrome de Down.
3 SÍNDROME DE DOWN: E A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
INTRODUÇÃO
Há muito tempo atrás as crianças com Síndrome de Down - SD eram excluídas da sociedade, pois eram consideradas “inúteis” ou “incapazes”, e muitos acreditavam que elas não tinham capacidade de aprender, isto tem mudado nos últimos anos.
As crianças portadoras da Síndrome de Down têm algumas dificuldades de aprendizagem, uma vez que não conseguem aprender com a mesma facilidade que uma criança que não possui a síndrome, geralmente possuem o desenvolvimento cognitivo lento e uma capacidade de concentração mais curta, e são facilmente distraídas.
A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte da célula de um indivíduo, isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com SD, ou trissomia do cromossomo 21, tem 47 em suas células, em vez de 46 como na maioria da população.
Se caracteriza em sua etiologia por ser uma alteração na divisão cromossômica usual, resultando na triplicação ao invés da duplicação. É também conhecida como trissomia do cromossomo 21; “é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária” conforme afirma o Dr. Drauzio Varella (on-line).
...