SEMANA CULTURAL (ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL)
Por: silnira • 13/8/2022 • Trabalho acadêmico • 2.340 Palavras (10 Páginas) • 150 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
CURSO DE PEDAGOGIA
4º/5º SEMESTRE
SEMANA CULTURAL
(ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL)
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2022
SEMANA CULTURAL
(ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL)
Relatório Apresentado À Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR, Como Requisito Parcial Para A Obtenção De Média do 4º/5º Semestre da Disciplina de Pedagogia com o objetivo da aprendizagem por objetivos: • Interpretar os fundamentos teóricos apresentados nos textos indicados; • Refletir sobre a atuação do pedagogo na proposição de vivências de propostas interdisciplinares; • Identificar as especificidades do trabalho a ser desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental articulando as diferentes áreas do conhecimento.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
A. DESENVOLVIMENTO 7
A.1 LEITURA DOS ARTIGO 7
B. PROJETO INTERDISCIPLINAR 11
C. CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Na fase inicial do ensino primário, temos sempre que aplicar a experiência artística e várias formas de expressão à arte, especialmente a experiência que os alunos podem partilhar uns com os outros, por isso é muito importante e básico que os alunos possam compreender e experimentar diferentes artes, performance científica e cultura.
Sabendo que no cotidiano escolar existem muitas possibilidades de aplicação dessas diversas experiências para ajudar os alunos a demonstrarem diferentes formas de expressão e linguagem, como artes visuais como pintura, modelagem, colagem, ou música cultural e folclórica, teatro, dança, etc.
Neste projeto, eles ajudam a simplificar e explicar como a poesia inicial foi aplicada e traz exemplos da importância da arte para o desenvolvimento emocional e humano dos alunos.
Procurei simplificar a importância da arte e como ela se relaciona com a prática artística, utilizando o processo criativo de cada aluno e como isso pode ajudar a expressar seus sentimentos e ideias durante a apresentação do projeto.
No projeto indisciplinado, estabeleci a agenda de uma viagem ao Brasil, onde a ideia de estudar é uma disciplina que envolve português e literatura, além de artes e alfabetização, desafiando os alunos em contexto de trabalho a compreender os diversos aspectos da os Distritos do país e suas subdivisões, para compreender a cultura, a natureza e os costumes da área para que possam introduzir o respeito à diversidade cultural e a convivência dos indivíduos no ambiente escolar.
- DESENVOLVIMENTO
- LEITURA DOS ARTIGO
Trabalhar com os alunos para destacar a importância do projeto que vai além das quatro paredes da escola para encontrar ideias, conhecimentos e aprendizados, incentivando-os a terem curiosidade sobre as artes, pois o projeto dá aos alunos a oportunidade de conhecer diferentes tipos de textos, escritores e obras de arte a fim de valorizarmos o equívoco dos diferentes estilos da disciplina e incentivar a valorização de textos de qualidade, escolhidos pelo professor para compartilhar com a turma os critérios de sua escolha, enfatizando gêneros poéticos comuns, pois através da poesia somos capazes de sensibilizar o leitor ou ouvinte para a leitura.
Ressaltamos, portanto, a importância de abordar temas que envolvam caráter cultural e histórico nesta fase escolar.
Desta forma, o professor identifica, toma e calcula a forma como os alunos entendem e recebem esta informação e esta percepção e compreensão da poesia que está a ser apresentada, o que é extremamente condescendente, e à luz desta afirmação, a aprendizagem da poesia em o método de sala de aula torna-se indispensável. sala de aula, e entender o caminho que os professores vão tomar nesse processo de aprendizagem
Portanto, o ambiente de apresentação do projeto também ganha destaque, caso seja em forma de poesia, os alunos devem receber as informações em um ambiente agradável, tranquilo e deve haver recursos que possam acomodá-las. Atenção dos alunos, pois podemos fazer com que os alunos interajam através de pequenos detalhes e usem a imaginação para criar em suas mentes as cenas que o próprio texto lhes transmite, fazendo suas próprias interpretações do conteúdo.
Para alcançar essa realidade, podemos usar diferentes expressões artísticas para permitir que os alunos expressem livremente seus sentimentos, conhecimentos, pensamentos e emoções pessoais. Nesse programa, permite que os alunos ganhem autonomia na poesia e uma visão mais unificada e ampla de sua relação com o mundo.
Segundo Barbosa (2009), nessa proposta de leitura para explicar o significado da palavra, o projeto precisa mostrar a obra de arte para entender o contexto que orientou a criação do artista, esse aspecto da mitologia não se trata apenas de entender a vida do artista, mas é contextualizar o ato de ler, atuando como mediador e proponente, dependendo do tempo disponível para compreender a natureza da obra.
Depois de mostrar uma obra ou poema aos alunos, ver a parte sendo feita, e então a criação artística do aluno entrar em ação, neste módulo é habitual propor uma releitura da obra, destacada pelo autor que copiou e re- lê-lo é válido, mas é diferente para a criação.
Sabendo que a finalidade de copiar é reproduzir o que já foi produzido, e que a releitura tem outro modo, usando referências para criar, e que copiar traz a compreensão da técnica utilizada, ao invés de interpretá-la ou transformá-la, reler envolve selecionar, reconstruir, reorganizando, Inserir e Alterar.
Ana Mae Barbosa (2009) também destaca que o que importa é a sua relação e significado nesta verdadeira oportunidade de conhecimento cultural, partindo de vários aspectos, mas envolvendo uma compreensão mais ampla do contexto em que a arte está inserida.
...