SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
Por: Marise Martins Arruda • 9/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.021 Palavras (5 Páginas) • 748 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Disciplina: 3º Seminário de Práticas Educativas/2015-2
Coordenadora: Cristina Maria Rocha Clemente
Tutoras Presenciais: Dora Soraia Kindel, Luana de Figueiredo, Lucilene Pereira e Silvia de Castro de Barros
Tutora a Distância: Andreia Cardoso Coelho
Aluna: Marise Martins Arruda
Matrícula: 14112080317
Polo: Três Rios
TEXTO: EU TRABALHO PRIMEIRO NO CONCRETO
Adair Mendes Nacarato
Os materiais manipuláveis constituem um importante recurso a serviço do professor em sala de aula, podendo tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e compreensíveis, alegres e descontraídas. Facilitam a observação, análise, desenvolvem o raciocínio lógico e crítico, auxiliando o aluno na construção de seu conhecimento. Mas, para tanto, também se torna necessário que o professor saiba utilizar tais materiais, visto que tem um papel de suma importância na construção de conceitos matemáticos através do material concreto, sendo o mediador do processo. Portanto, é muito importante a maneira de utilização destes materiais pelo professor com os alunos, pois seu uso inadequado pouco ou nada contribuirá para a aprendizagem matemática.
Citarei dois exemplos de materiais manipuláveis, dados pelo autor: Material dourado e a escala Cuisenaire.
[pic 2] [pic 3]
O primeiro contato do aluno com estes materiais deve ocorrer de forma lúdica para que possam explorá-los livremente, pois é nesse momento que a criança percebe a forma, a constituição e os tipos de peça do material. O material dourado destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais. O Material Cuisenaire é constituído por uma série de barras de madeira, sem divisão em unidades e com tamanhos variando de uma até dez unidades. Cada tamanho corresponde a uma cor específica. [pic 4]
A utilização destes materiais em sala de aula vem ao encontro do desejo dos educadores de tornarem as aulas de matemática mais dinâmicas e participativas, envolvendo os alunos, visto que a “matemática” traz a percepção de uma disciplina trabalhosa e desgastante. Eu sou um forte exemplo: quando a Professora Lucilene me perguntou no Seminário qual minha impressão da matemática, logo lhe respondi: ODEIO. Adquiri um trauma na escola, pela forma como me foi transmitida. Era um estilo Mecanicista, de decoreba e giz. Nada de material concreto. Se fosse atualmente, tenho certeza que seria diferente. Há mais acessibilidade, novas formas de se ensinar na matemática, para derrubar o mito que a envolve. Formando-me professora, irei usar e abusar de materiais manipuláveis, tornando a minha aula de matemática prazerosa e dinâmica.
“Um bom ensino de matemática, forma melhores hábitos de pensamento e habilita o indivíduo a usar melhor sua inteligência.” (Irene de Albuquerque)
PLANO DE AULA
[pic 5]
. TEMA: Geometria nos anos iniciais
. CONTEÚDOS: Sólidos geométricos, figuras geométricas, cores.
. SÉRIE/TURMA: 3º ano de escolaridade
.OBJETIVOS DA AULA: Distinguir figuras e sólidos geométricos, explorando e reconhecendo suas características. Reconhecer vértices, arestas e faces. Utilizar-se do vocabulário próprio para se referir aos sólidos e figuras geométricas. Manuseio dos sólidos geométricos pelos alunos através de atividade lúdica concreta e experimentações acompanhadas de conclusão lógica.
...