SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO
Por: cayk • 9/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.287 Palavras (14 Páginas) • 377 Visualizações
[pic 1][pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
SOCIOLOGIA – 60h
UNIDADE 1
SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências humanas, de acordo com o texto estudado.
As ciências naturais têm como objetivo o estudo dos fenômenos físicos e não humanos relacionados com a natureza, tendo as seguintes disciplinas biologia, química, física, geografia física, astronomia, zoologia e geologia. Os estudiosos das ciências naturais pode elaborar pesquisas em laboratórios de química, por exemplo, e pode ser feito experimentos programada e articulada, com repetição de situações experimentais.
As ciências humanas têm como objetivo de pesquisa os aspectos do homem como indivíduo vivendo em sociedade, onde se destaca as ciências socias (sociologia, antropologia e ciência política), história, geografia, linguística, economia, direito, artes e teologia,as ciências sociais tem como alvo o homem relacionado com a natureza, e quando o objeto de análise são os homens e a sociedade, não se pode fazer está análise em laboratório e nem programar, então se análisa é feita apartir de situações reais e muitas vezes únicas.
2. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Fale sobre essas duas revoluções.
A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra, onde teve mudanças de tecnológicas e socias, onde consilidou o capitalismo, a introdução de novas formas de maquinarios acionados por vapor nas indústrias e a mecanização na zonas agrícolas e em consequência toda produção agrária, isso provocou o crescimento da população dos grandes cidades, que por sua vez não estavão preparadas para esse rapido crescimento populacional. Neste período o capital estava nas mãos da classe burguesa (donos das fábricas), que eram a minoria de pessoas que começou a organizar política ao seu favor visando sempre aumentar seus lucros, e onde os proletérios ( empregados) que eram a maioria das pessoas eram exigídos cada vez mais no trabalho, e assim começaram a desenvolver ações para adquirir direitos trabalhistas e direitos civis. E com esses novos acontecimentos ao homem moderno se torna racinal e ciêntifico buscando entender essas novas mudanças econômicas, tecnológicas, socioas e politicas.
A Revolução Francesa foi um movimento direcionado por ideias baseadas no desejos contidos na época de liberdade e igualdade universais, proporcionou uma mudança radical no pensamento político da época, decorrendo assim a queda da monarquia e surgindo o modelo de república democrática e foi implantada a separação do poder do estado em três grandes poderes, o Poder Executivo, o Poder Legislativoe o Poder Judiciário. Com tantas transformações e revoluções surgiu as ciências sociais que tem como objetivo o estudo da própria sociedade.
3. Explique com suas palavras a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.
O estado teológico é o estado onde Deus está presente em tudo, todos os fenômenos acontecem pela vontade de Deus.
O estado metafísico coloca a ignoráncia da realidade e a descrença num Deus, levam à procura de explicações em conceitos abstratos, como por exemplo o misticismo e espíritas.
O racional ou positivo, neste estado busca-se respostas ciêntificas para todas as coisas, buscando conhecer e esclarecer sobre a natureza e seus fatos.
4. Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?
Auguste Comte ficou conhecido como o sistematizador da sociologia, sua filosogia visava reorganizar o conhecimento humano, ele admitia apenas o critério da verdade, as experiências e os fatos, Comte acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios da ciências exatas e biologogicas.
5. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim e por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo.
Fatos sociais são maneiras de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo, dotados de um poder de coerção .
Durkheim acreditava que a sociedade precede o indivíduo, que é a sociedade que impõe ao indivíduo e que o indivíduo tem que se adequar aos padrões definidos pela sociedade.
6. Cite as três principais obras de Émile Durkheim. Qual o tema principal tratado em cada uma dela?
As Regras do Método sociológico, ele divide a cociência em duas a comum e individo, mostra os fatos sociais que por sua vez se impõem ao indivíduo, como algo que já existia, estabelece bases para a sociologia como ciência.
Divisão do Trabalho Social analisa as mudanças sociais decorrentes da Revolução industrial, trás as divisão do trabalho.
O Suicídio exemplifica o poder de coerção que os fatos sociais podem exercer sobre o indivíduo, por vezes levando o indivíduo o a suicídio, e que é um problema social.
7. Max Weber também entendia que a sociedade precede o indivíduo? Explique. E qual seu entendimento em relação à ação e à relação social, explicada por Weber?
Não, ao contrario de Durkheim, Max Weber acreditava no indivíduo agindo na sociedade, praticando ação que influência as ações de pessoas, o que acorre na sociedade seria a soma das ações do indivíduo, entendendo que primeiro vem a ação social do indivíduo e depois as organozações ou padrões sociais. Weber define que o homem se socializa pela prática, moldando os padrões da sociedade.
...