Seminário Temático em Educação
Por: B09112021 • 15/11/2023 • Trabalho acadêmico • 1.167 Palavras (5 Páginas) • 132 Visualizações
[pic 1]
Caro, estudante.
Agora que você se apropriou dos conteúdos abordados e das situações-problema nesta disciplina, chegou o momento de testar seus conhecimentos.
Escolha uma das 3 situações-problema que você leu no material e proponha um
projeto de intervenção. Você deve descrever:
- Objetivo: como você pretende solucionar a situação-problema escolhida;
- Revisão de Conceito: conhecimentos adquiridos no curso utilizados como base de estudo;
- Metodologia: qual abordagem, técnica ou processo usados para resolver o problema indicado;
- Tempo: quanto tempo gastou para a solução;
- Procedimento: indique o passo-a-passo para a resolução, e possíveis
materiais utilizados; - Resultado: o que resultou o processo.
Nome: Gilcilene Nunes de Oliveira
RGM: 27985687
Qual situação-problema você escolheu para criar o seu projeto de intervenção?
☒ Situação-problema 1
☐ Situação-problema 2
☐ Situação-problema 3
A SITUAÇÃO-PROBLEMA ESCOLHIDA:
Com base nas informações da situação - problema 1: Para que as docentes adequassem seus planejamentos das turmas às novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. Será necessário perceber que os campos de experiências interagem entre si. O campo “Traços, sons, cores e formas” da BNCC tem objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento que se enquadram perfeitamente nesse contexto. Porém, outros podem ser explorados a partir da mesma vivência.
Por exemplo, quando um dos pequenos sentiu a necessidade de compartilhar sua descoberta com seus amigos, surgiu a oportunidade de abordarmos o campo “Eu, o outro e o nós”, que tem como objetivo de aprendizagem “comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos”.
Nesse sentido, sugeri que ele compartilhasse suas descobertas com o grupo de amigos ao seu redor, que faziam outras pinturas. A nova experiência logo foi reproduzida pelos colegas da turma.
Essa possibilidade de expressão da criança também pode ser percebida no campo “Escuta, fala, pensamento e imaginação”. Nele, temos um objetivo de aprendizagem no qual a criança deve ter a oportunidade de “expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão”.
OBJETIVOS:
- Contemplar na prática quando, por meio da linguagem oral e da pintura produzida, o pequeno pôde expressar suas ideias, sentimentos e descobertas.
- Enriquecer as vivências e aprendizagens das crianças quando propõe determinadas intervenções que valorizem as descobertas e ideias das crianças.
REVISÃO DE CONCEITOS:
Os conhecimentos relacionados a BNCC apresentadas no curso através dos materiais de estudos, foram de suma importância para realização dessa temática. Pois assim, conseguimos desenvolver com clareza e competências as situações propostas. O professor, tendo como documento orientador a BNCC e outros materiais que embasam seu planejamento, pode enriquecer as vivências e aprendizagens das crianças quando propõe determinadas intervenções que valorizem as descobertas e ideias das crianças.
Sobre a BNCC, percebemos que esse documento nos coloca o desafio de enxergar a criança como sujeitos que têm direito a conviver, participar, brincar, explorar, expressar-se e conhecer-se. São direitos que acompanham as trajetórias de aprendizagem das nossas crianças. Porém, para que esses direitos se concretizem, nós, professoras e professores, precisamos dar oportunidades para que as crianças vivam esses direitos intencionalmente por meio do planejamento.
METODOLOGIA:
Para realização dessa temática, utilizaremos por meio de pesquisas bibliográficas conhecer as propostas trazidas pela BNCC, abordando com atenção cada campo de experiências que a mesma trás. Em seguida oferecer a coordenadora um modelo prático de atividade a ser desenvolvida com os alunos que aborde de forma interdisciplinar todos os campos de experiencias. Segue o modelo das atividades:
Contextos prévios:
Nesta atividade, vamos fazer uma tinta natural. Você precisa conhecer a receita da tinta e testar antes de fazer com as crianças. Você precisará de:
- 100gr de cada pigmento natural: urucum ou colorau para obter a cor alaranjada, terra para obter o marrom e pó de carvão para tons em preto e cinza;
- 3 frascos com tampa; 3 colheres ou palitos de sorvete; 100 ml de cola branca e 50 ml de água.
Em um recipiente, coloque o pigmento e a água e misture até dissolver bem. Depois, acrescente a cola e misture novamente. Você pode adicionar mais pigmento para obter uma coloração mais viva ou adicionar mais cola para tons mais claros.
...