Seminários Temáticos em Educação
Por: Bruna11111212 • 1/6/2023 • Trabalho acadêmico • 471 Palavras (2 Páginas) • 63 Visualizações
Seminários Temáticos em Educação |
Nome do aluno (a): Danubia Araujo da Silva |
RGM: 23666382 |
Curso: Pedagogia em Licenciatura Plena Semestre: 4° |
Tipo de Linguagem: Linguagens da cena |
Trabalho analisado ( link ou nome da obra): Romeu e Julieta |
Tutor (a): Leonice Olimpio |
Título da sua atividade/unidade
Analise da obra de teatro Romeu e Julieta – Primeira Unidade
Introdução
Tetro traz uma vasta dimensão de linguagem, você se comunica através do seu corpo, do seu olhar, dos seus movimentos e até da forma de pensar. Esta arte evoca vários sentimentos no espectador, como choro, riso e sobretudo emoções fortes, transportando-nos para o momento em que nós voltamos para o mundo e dimensão do nosso quotidiano, como se estivéssemos a viver em nós próprios. Romeu e Julieta é uma tragédia de amor, liberdade e morte, impulsionada pela velocidade da juventude dos amantes. Essa situação se expressa através da adoção de técnicas circenses, agregando o conhecimento da equitação do Grupo Galpão à expressão popular do teatro equino trazida por Gabriel Villela.
Desenvolvimento
O amor entre Romeu e Julieta é uma das obras mais belas e inquestionáveis, não impõe limites, onde tudo e todos estão contra aquele rosto. Os dois lutaram para se firmar, mas infelizmente por serem membros de uma família rival, o amor foi proibido, trazendo desastre e tristeza para ambas as famílias. O teatro traz-nos uma forma mais contemporânea de ver esta proeza, mostrando-nos a inspiração para as várias formas da nova réplica sem nos afastarmos do verdadeiro contexto da história. O palco, a rua, a escola, a forma de enfatizar a cultura teatral a todos de forma espontânea e livre. Alguns críticos, como Faria (2001), enfatizam a pregação moral por apresentar cenas consideradas imorais. Para um bom leitor, isso traz uma certa tristeza, porque quando você olha de uma forma diferente, você quer apenas amor em vez de rivalidade familiar.
Considerações Finais: Então o drama nos mostra uma certa liberdade, liberdade para vivenciar as histórias, os fatos, as imagens do mundo e da vida. O amor, uma das formas mais maravilhosas de expressão de afeto, nunca deve ser negado ou proibido, mas deve ser visto e apreciado como uma contagem da vida. O espaço, ao vivenciar esse fato, nos traz uma certa liberdade, e a motivação para expressar, observar, apreciar, sintetizar fatos mostra como é libertador mudar a si mesmo por meio de um mundo criativo e crítico.
Referências
SOBRENOME DO AUTOR (último nome), Prenome (primeiro e demais nomes). Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, ano de publicação.
JOSÉ, Paulo. Romeu e Julieta. [S.l.]: [S.n], 2001. 81 min.
SÁ, Nelson. “Romeu e Julieta”, Folha de São Paulo, São Paulo, 15 de Setembro de 1992 apud Enciclopédia Itaú Cultural de Teatro. Disponível em < http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_Teatro/comum/verbete_im
FARIA, (2001, p. 25).
...