Seminários Temáticos em Educação
Por: Amanda Aluska Comercial • 23/5/2022 • Trabalho acadêmico • 730 Palavras (3 Páginas) • 4.491 Visualizações
Seminários Temáticos em Educação |
Nome do aluno(a): Divânia Clemente de Sousa |
RGM: 22479937 |
Curso: Pedagogia Semestre: 6º |
Tipo de Linguagem: Linguagens de Rua |
Trabalho analisado ( link ou nome da obra): |
Tutor (a): Ana Carolina |
Título da sua atividade/unidade
Introdução (um ou dois parágrafos de, pelo menos, cinco linhas).
Surgiu no início dos anos 70, nos Estados Unidos, quando os primeiros muros e vagões de trens foram grafitados no bairro do Harlem, em Nova Iorque. Arte urbana, arte de rua ou arte de rua é um movimento de arte cultural que acontece nas ruas das cidades, criando uma fusão entre arte, discurso, cotidiano social e paisagem urbana. Sua expressão é baseada na liberdade artística, pois não requer tempo, espaço, aprovação ou decoração.
Desenvolvimento (pelo menos dois parágrafos de cinco linhas, cada). Discorra sobre a sua análise. Explorando as suas percepções.
A superfície ou suporte das obras podem ser muros, viadutos, prédios, hidrantes, lixões ou ruínas. Ao contrário da arte que você vê em museus e galerias, a arte de rua enfrentou – e ainda enfrenta – muitas barreiras para ganhar respeito na sociedade. É uma forma de protesto nascida à margem, produto da cultura underground e juvenil, nascida da necessidade de expressar o reprimido e menos na cidade através de uma linguagem poética, efêmera, subversiva e democrática.
Associar a arte de rua ao grafite é quase instantâneo, mas diferentes linguagens fazem parte dessa cultura. Existem:
Graffiti: Ilustrações em paredes, fachadas de edifícios, túneis, viadutos ou ruas. Além dos sprays tradicionais, os artistas podem usar tintas, rolos, estênceis e pincéis. Há vários anos, a criação de obras 3D vem crescendo globalmente, o que é considerado uma inovação no campo do graffiti.
Predefinição: Esta prática é antiga e é observada desde as pinturas rupestres. Como técnica, a impressão em estêncil começou na China no século II e foi usada na produção têxtil no século VII. É uma máscara de papel, plástico ou metal com desenho recortado em uma matriz negativa que pode ser reutilizada muitas vezes.
Lambe-lambe: Esses pôsteres vêm com mensagens rápidas entregues por meio de desenhos, texto ou ambos. É feitos artesanalmente ou impresso em papel comum com cola diluída aplicada nas paredes e colunas. A aplicação repetida do cartaz na grande superfície cria um efeito visual único e, claro, amplifica a mensagem.
Instalação ou Intervenção: Esta é uma exposição por tempo limitado, geralmente realizada como um evento de marketing. Foi o caso da Cow Parade, o maior evento de arte ao ar livre do mundo, que selecionou artistas para dar personalidade a esculturas de touro em tamanho real feitas de fibra de vidro. Essas obras estão espalhadas pela cidade, transformando espaços públicos em exposições, que são leiloadas e seus recursos doados para instituições de caridade. Música, teatro, dança, circo, estátuas vivas e poesia também são expressões da arte urbana.
...