Sociedade dos Poetas Mortos
Por: RaqyelSPereira • 2/6/2016 • Resenha • 262 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
O filme mostra o ensino tradicional do colégio Welton, considerado o melhor internato masculino dos Estados Unidos em 1959, que tinha como base tradição, honra, disciplina e excelência. Os professores eram sérios e detentores do conhecimento, eram os únicos que falavam, e os alunos apenas ficavam sentados, ouvindo seus mestres, pois assim, como resultado dos princípios de ensinamento ingressariam nas melhores universidades.
Esse cenário muda com a chegada do jovem professor Keating, e sua nova metodologia de ensino. Com aulas irreverentes e animadas, estimulava seus alunos a serem participativos, criativos e principalmente a pensarem por si mesmos. Mas por se tratar de um colégio tradicional, e seus modos serem totalmente diferentes, o professor chega a ser responsabilizado pelo suicídio de um de seus alunos, que tenta seguir seu sonho de ser ator, porém é oprimido por seu pai, que quer vê-lo médico.
Apesar da injustiça cometida, o Sr. Keating pôde perceber que sua missão como professor foi cumprida e que seus alunos haviam aprendido a ter uma visão critica do mundo, quando, após ser demitido, foi buscar seus pertences e os alunos subiram em suas carteiras e o chamaram por seu apelido: meu capitão, mesmo com o diretor presente, ministrando suas aulas.
O filme é uma forte crítica ao modelo tradicional de ensino, onde os alunos eram ensinados de maneira mecânica, visando apenas seu sucesso profissional. O professor Keating com sua nova didática, rompe esse modelo tradicional, se relacionando com seus alunos, e nos mostra a importância do educador na formação de cidadãos críticos que procuram ser bem sucedidos em todos os sentidos da vida.
...