Sondagem
Por: GILBAR • 6/12/2015 • Relatório de pesquisa • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 486 Visualizações
Sondagem
Introdução
Esta atividade tem como objetivo de identificar os níveis de leitura e escrita dos alunos através da sondagem realizada, e identificando as capacidades dos mesmos. Refletir sobre o sistema de leitura, a partir dos desafios propostos pelos encaminhamentos das atividades diagnosticadas, compreendendo a importância de trabalhar o processo de alfabetização.
Planejamento da sondagem
A sondagem é uma avaliação diagnóstica que visa observar o tipo das hipóteses de escrita e leitura em que a criança está. Executa-se uma sondagem da seguinte forma: primeiro o professor precisa escolher cerca de quatro palavras uma (polissílaba), uma (dissílaba), uma (trissílaba) e uma (monossílaba); após isso organize em ordem decrescente. Após isso, elabore uma frase que contenha uma das palavras descritas anteriormente. É importante que todas as palavras pertençam a um mesmo campo semântico. Faça o teste individual, e deixe a criança a vontade para escrever normalmente. Não dite a palavra pausadamente, procure falar normalmente e se a criança perguntar dite da mesma forma, e quando ela terminar de escrever peça para que leia a palavra.
Por exemplo: lista de animais
Joaninha
formiga
grilo
rã
A formiga mora no jardim
Sondagem 1
Sondagem 2
Sondagem 3
A primeira sondagem: Aline 6 anos.
Eu: Vamos me ajudar a fazer uma lista de animais?
Aline: como faz?
Eu: Você me ajuda escrevendo para mim.
Aline: tá bom então.
Eu: Vamos começar, a escrever no papel a palavra Joaninha.
Aline passou um tempinho pensando e olhando o papel, colocou o lápis na boca e decidiu escrever, mas antes me pediu para repetir de novo a palavra. Eu repeti novamente,
Aline escreveu a palavra e me perguntou? Tá bonito assim?
Eu: Hum, está, vamos escrever mais uma? Perguntei.
Aline: vamos desta vez vou escrever mais bonito tá?
Eu: escreve para mim a palavra formiga, e percebi que ela sempre estava parando e pensando como escrever, Escrevia uma letra, parava e pensava, depois escrevia outra, e outra vez parava e assim sucessivamente até acabarmos todas as letras. Depois que terminamos, pedi para ela escrever seu nome e ela me respondeu que não queria mais escrever e que queria fazer um desenho para mim, respeitei e deixei que ela desenhasse em outra folha.
Aline possui um nível silábico sem valor sonoro.
Ela percebe a relação entre pronuncia e escrita. Porque pronuncia uma sílaba e escreve uma letra, mas nem sempre a letra tem relação com o som. Usa mais de uma letra para escrever a sílaba que pronuncia, mas às vezes acaba repetindo a mesma letra.
Usa o máximo de letras que conhece, tentando combiná-las. Percebe que as sílabas são formadas por mais de um fonema, quando pedi que lesse o que escreveu, não silabou.
O O N T A (joaninha)
E O M G A (formiga)
G L L (grilo)
A A (rã)
A F O L G O A O A L LA (A formiga anda no jardim)
A segunda sondagem Miguel 6 anos.
Usei quase o mesmo método para fazer a sondagem.
Eu: Miguel, vamos brincar de escrever os nomes de animais?
Miguel: agora?
Eu: Isso agora, vamos? Eu falo o nome de um animal e a gente tenta escrever o nome dele está bem?
Miguel: tá bom, mas você espera eu escrever tá. (se referindo que escrevo mais rápido que ele).
Eu: Está bem, então vamos
...