SÍNTESE SOBRE AS ENTREVISTAS – QUESTÕES DE DIDÁTICA
Por: jessykkkka • 22/2/2019 • Artigo • 1.426 Palavras (6 Páginas) • 368 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDU
Cristiana Santos
Emanuelle Correia
Mirelly Soraya
Nathália de Lima
Projetos Integradores 3
SÍNTESE SOBRE AS ENTREVISTAS – QUESTÕES DE DIDÁTICA
MACEÍO – AL
[pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDU
Cristiana Santos
Emanuelle Correia
Mirelly Soraya
Nathália de Lima
Projetos Integradores 3
SÍNTESE SOBRE AS ENTREVISTAS – QUESTÕES DE DIDÁTICA
[pic 3]
MACEÍO – AL
INTRODUÇÃO
Neste documento abordaremos uma análise sintetizada sobre uma entrevista realizada por alunos do 3° período do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, onde 6 professores foram entrevistados respondendo questões sobre Alfabetização e letramento,Didática, Currículo, Avaliação, Desenvolvimento e Aprendizagem, Fundamentos Políticos da Educação e Fundamentos Antropológicos da Educação. Deteremos-nos na análise das questões relativas à DIDÁTICA e relacionaremos as respostas obtidas das entrevistas de forma sintetizada com alguns teóricos que estudamos e que abordam sobre o tema, trazendo concepções e funções da didática na prática educativa.
Didática: Contribuição para o planejamento e a dinâmica da aula.
- Didática e planejamento - concepções:
Quando perguntamos a seis professores que lecionam nas redes de ensino públicas e privadas sobre: como a didática contribui para a organização / planejamento da sua aula e pedimos para que cada entrevistado justificasse seus argumentos com exemplos, identificamos em vários fragmentos das entrevistas as relações que os docentes atribuíram à didática. Dos seis professores entrevistados percebe-se que quatro deles atribuem à didática como um planejamento que visa auxiliar o professor a organizar sua aula e contribuir através deste processo na aprendizagem do aluno, considerando, portanto, a didática como uma técnica. Abaixo segue algumas concepções dos entrevistados sobre a didática:
“[...] por isso que o planejamento é fundamental, pois ajuda o professor a fazer uma projeção sobre o grau de conhecimento dos alunos [...].” (Prof. José Pedro)
“[...] Através do que planejo, eu decido o que vou fazer e como vou fazer para alcançar resultados diante da dificuldade ou não do aluno [...]” (Prof. Joana)
“A didática contribui em todos os sentidos, por exemplo, na parte de planejamento dos conteúdos que serão tratados na sala com os alunos [...]” (Prof. Lúcia)
Consideramos nos discursos investigados que a relação com o texto “A disciplina: Mitos e conflitos” de Cordeiro (2007) nos fazem entender a importância da didática como um meio de planejar a aula e proporcionar com esta organização disciplina e bons comportamentos dos alunos, resultando em um melhor rendimento escolar, em contraponto a indisciplina que é uma problemática bastante presente entro do contexto escolar. Segundo Jaime Cordeiro (2007):
“Nessa maneira de pensar, a Didática é percebida como repositório e fonte dos bons métodos de transmissão dos conhecimentos e de avaliação dos resultados obtidos [...].” (p.92)
Essas colocações entram em contradição com o que a autora Magda Soares (Didática, uma disciplina em busca da sua identidade – 1985) defende, pois segundo ela: “A didática poderia e deveria ser a ciência que estudasse não o processo de ensino- aprendizagem, mas a aula,tal como ela realmente ocorre.”
Ou seja, diante das concepções acima podemos considerar que para os depoimentos destes entrevistados, a didática se constitui mais como uma mera técnica do que como situações diversas que podem propiciar a aprendizagem
- Didática e dinâmica da aula:
Foi constatado que ainda que de todos entrevistados dois consideram que a didática pode ser um fator agregador para a dinâmica da aula. Como veremos a seguir, o conteúdo das entrevistas se relacionam com a concepção de alguns teóricos sobre a didática como método de planejar e dinamizar a aula. Como mostra no depoimento de um dos entrevistados abaixo:
“[...] A didática que a gente chama na realidade é dinâmica que você usa na sala de aula, é a sua forma de trabalhar, é o seu planejamento [...]” (Prof. Cícera).
“[...] Além de contribuir para que o educador crie métodos a partir das necessidades da turma e com isso contribui para que a aula tenha mais êxito.” (Prof. José Pedro)
Os professores entrevistados ao abordaram que a didática auxilia para a dinâmica da aula relaciona-se com alguns teóricos que estudamos nessa disciplina, como por exemplo: Freinet (A evolução histórica da pedagogia Freinet – 1989), propondo métodos diversificados de ensino, que trabalhem com o lúdico e a imaginação nos alunos. Segundo Freinet, 1989:
“Não são a observação, a explicação e a demonstração – processos essenciais da escola- as únicas vias normais de aquisição, mas a experiência tateante, que é uma conduta natural e universal.” (p.27)
Estas considerações nos levam a crer que a didática neste entendimento se constitui como uma reflexão e que mais que um planejamento, a didática comporta também acontecimentos inesperados que não deixa de ser situações de aprendizagem e possibilita ao professor a capacidade de criar e recriar formas de dinamizar a aula. Como aborda Magda (1985):
“[...] O conteúdo da didática não seria o processo ensino-aprendizagem, mas o conhecimento que vem sendo produzido por autores que estudam a ecologia da sala de aula (...) a interação simbólica que nela ocorre, (...) as funções, nela, da linguagem verbal e não-verbal [...].”
- Didática e suas implicações para o trabalho docente:
Em nossa investigação um professor (pseudônimo José Pedro), apresenta suas considerações singulares em relação aos demais entrevistados, colocando o amor pelo que faz como fator necessário para a construção de uma relação saudável entre professor e aluno, permitindo a facilidade na observação do conteúdo transmitido. Segundo o professor José Pedro:
...