TEMA: O IMPACTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO E SAÚDE EMOCIONAL
Por: Juliana Canavez Rosa • 26/2/2021 • Projeto de pesquisa • 840 Palavras (4 Páginas) • 494 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE TECNOLOGIA AVANÇADA UNIBTA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETAPA 5
ALUNA: JULIANA CRISTINA CANAVEZ ROSA
CURSO: PEDAGOGIA
TEMA: O IMPACTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO E SAÚDE EMOCIONAL
SERTÃOZINHO
2020
INTRODUÇÃO
Em março de 2020, milhares de estudantes deixaram de frequentar as aulas presenciais nas escolas como meio de prevenção ao Covid-19. Com o fechamento das escolas veio a necessidade em adotar estratégias para a continuidade dos trabalhos dos educadores e consequentemente dos processos de ensino-aprendizagem, viabilizados por modelos de educação mediada por tecnologia.
Estados e municípios criaram centros de mídias para contribuir na formação dos profissionais e garantir a oferta de atividades aos alunos. As mudanças pelo novo modelo de ensino e os desafios do afastamento social, impactaram diretamente os profissionais da educação, alunos e as famílias que estavam diante de uma nova realidade desafiadora.
Sem nenhum conhecimento sobre o vírus, com as mídias bombardeando notícias de mortes pelo mundo e com todos os esforços direcionados para as aulas híbridas, pouco tempo restava para observar os aspectos psicológicos dessas mudanças.
Diante do exposto, essa pesquisa visa construir um quadro de como esses profissionais e suas atividades, alunos e famílias foram afetados pela pandemia, considerando aspectos afetivos, de saúde mental e pedagógico, assim como visualizar a atuação docente pós pandemia.
OBJETIVO GERAL
A pesquisa tem como objetivo levantar dados de como os profissionais da educação, alunos e famílias foram impactados pela pandemia, considerando aspectos afetivos, de saúde mental e pedagógico.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Essa pesquisa visa a compreensão dos dados levantados através dos questionários enviados ao público alvo, tanto para auxiliar nas ações imediatas, quanto na elaboração de novas políticas públicas durante e após a pandemia.
JUSTIFICATIVA
Através do cenário criado pela pandemia, com o abalo das relações sociais, econômicas e emocionais, como também da observação de fatos ocorridos nesse período, faz-se necessário conhecer e entender o impacto causado sob aspectos psicológicos nos profissionais da educação, alunos e famílias.
Os resultados obtidos podem nortear as ações imediatas e as novas políticas públicas nesse momento ou em futura pandemia.
PROBLEMA
Devido ao afastamento social causado pela pandemia do Covid-19 e com as mudanças de maneira a se adaptar aos novos tempos, vimos a comunidade escolar buscando soluções para enfrentar o desafio de manter o isolamento e ao mesmo tempo continuar com as atividades escolares.
No Brasil, o desafio é ainda maior, com baixos níveis educacionais e grandes desigualdades no acesso a tecnologias, nível baixo de escolaridade dos pais e o drama das famílias mais pobres que enfrentam o desemprego e a falta de dinheiro para a alimentação, é crescente o número de profissionais, alunos e famílias que apresentam problemas de ordem psicológica.
Nesse sentido, a pesquisa busca levantar dados sob aspectos específicos que nos dê um norte para ações imediatas e futuras em caso de pandemias.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para a construção da fundamentação teórica do projeto, foi analisado diversos artigos e pesquisas científicas sobre o tema, assim como apreciação de autores que relacionam saúde mental e educação.
Nos seus estudos, Esteve (1999) diz que o aumento de responsabilidades, exigências e a rápida transformação do contexto social, implicava diretamente sobre a saúde mental dos docentes.
Sendo assim, em decorrência da rápida transformação no contexto social causado pela pandemia, observamos o aumento das exigências nas atividades escolares, tanto para o docente, quanto para os alunos e consequentemente o aumento de problemas na saúde dos envolvidos, criando a necessidade de se encontrar o equilíbrio entre a obrigação curricular e fatores socioemocionais.
...