TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Por: BIRUBIRU • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.368 Palavras (18 Páginas) • 314 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
LEILA MARIA DAS MERCÊS
A RELAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA PEDAGÓGICA
PONTE NOVA-MG
2015
LEILA MARIA DAS MERCÊS
A RELAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA PEDAGÓGICA
Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba, como parte de exigência a conclusão do trabalho de conclusão de curso da VII etapa do curso de Pedagogia – TCC.
Professor tutor: Monica Aparecida De Oliveira Cruz.
PONTE NOVA
2015
AGRADECIMENTO
Agradeço а Deus, pois sеm ele еυ nãо teria forças pаrа essa longa jornada, pois ele é autor dе mеυ destino, mеυ guia, socorro presente nа hora dа angústia, ао mеυ marido Carlos que esteve sempre presente comigo principalmente nas horas difíceis acreditando em minha vitoria e nunca me deixou desistir, е аоs meus filhos Maria Eduarda e Miguel Henrique que nas horas difíceis me dava força para eu continuar a caminhar.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO ................................................................................................. 2. A RELAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA.................................................................. 2.1 A importância dos pais no cotidiano escolar................................................. 2.2 Educação familiar e educação escolar: Semelhanças e Diferenças ............. 2.3 A importância da escola no cotidiano da criança.......................................... 2.4 A importância do Pedagogo na Relação Família X Escola........................... 3.CONCLUSÃO ................................................................................................... 4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................. 5.ANEXO ............................................................................................................. | 03 05 05 07 08 09 12 14 15 |
- INTRODUÇÃO
As instituições de ensino têm dificuldade de manter a relação com os pais dos alunos. Como promover a interação entre família e escola, onde todos assumam o compromisso da formação dos filhos e educandos?
Neste trabalho temos a finalidade de buscar conhecimentos sobre a relação família x escola para entender como é o cotidiano e a realidade escolar para ressaltar a relação dos pais e professores.
Sabemos que essa relação deve ser harmoniosa, onde todos devem se unir em busca do desenvolvimento do aluno. Buscaremos saber se ambos, professores e pais tem se empenhado para ajudar o aluno-filho em seu desenvolvimento no âmbito social. Outro aspecto, a saber, é se pais e professores têm a oportunidade para conversarem sobre a vida escolar ou social do aluno.
Os autores que fundamentaram o trabalho foram: Delors (2006); Polato (2011); Tiba (1996), Souza (2009), Silva (2001), Polônia e Dessen (2006).
Pretendemos saber com a pesquisa como é a forma participativa dos pais em relação que influencia muito no cotidiano escolar.
Segundo Delors (2006, p.96) é certo que: “Para melhorar a assiduidade, a qualidade do ensino e a coesão escolar, revelou-se útil fazer com que os pais colaborassem com o professores na tarefa de ensinar”.
Analisaremos se os professores têm dificuldades para se chegar aos pais dos alunos, se há tempo para eles juntos e sozinhos e se os pais frequentam reuniões frequentemente.
Foi escolhido o tema relação família x escola, porque sabe-se que o ambiente escolar completa o ambiente familiar, porém é claro que um não substitui o outro.
Pensar em uma interação da escola, pais, educadores e alunos, é visar na melhora do relacionamento de todos. Buscando um processo de ensino aprendizagem de forma harmoniosa e satisfatória e uma parceria entre escola e família visando em uma construção, interação consciente, reflexiva, engajando as experiências de ambas as partes que devem ser compartilhadas.
É importante desenvolver esse tema, porque mostra que a família desempenha um papel de suma importância na formação do indivíduo, ou seja, ela forma a criança em seu social, dela depende em grande parte a personalidade do adulto que a criança virá a ser.
Pretendemos que os benefícios adquiridos pela pesquisa nos mostrem quais são as dificuldades dos pais no relacionamento com os filhos devido ao tempo, se isso atrapalha no processo de aprendizagem do aluno.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica em sites especializados. O objetivo é conhecer a importância das relações que regem o âmbito escolar, com a parceria entre família e escola.
- Conhecer quais dificuldades encontradas na relação professores e pais;
- Entender as dificuldades que os pais encontram em educar seus filhos;
- Demonstrar a influência que provoca a parceria família e escola no desenvolvimento dos alunos-filhos.
A falta da relação família e escola atrapalham no desenvolvimento do aluno. De um lado, os professores não conseguem efetivar a aprendizagem, conhecer realmente o aluno e resolver os conflitos sem a relação com os pais. De outro lado, os pais não percebem a diferença que o seu apoio interfere no rendimento dos seus filhos. Ambos transferem as culpas uns para os outros.
É indispensável à parceria entre família e escola, focados para o mesmo objetivo que é educar e formar filhos e educandos. Promover a aprendizagem e a formação integral da criança tanto em casa quanto na escola, pra que ela possa adquirir conhecimentos e valores necessários ao seu desenvolvimento, à sua maturidade e autonomia.
...