TRABALHO DE GRUPO (TG) SOBRE O REFERÊNCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Simoni Rosa Rodrigues Braga • 26/9/2015 • Relatório de pesquisa • 2.511 Palavras (11 Páginas) • 710 Visualizações
Universidade de Uberaba
Instituto de Formação de Educadores
Pedagogia
TRABALHO DE GRUPO SOBRE O
REFERÊNCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
ANCHIETA-ES
2015
Universidade de Uberaba
Instituto de Formação de Educadores
Pedagogia
DALILA ROSA RODRIGUES BRAGA
DÉBORA FARIA DELGADO ALBANI
GREICILENE VANELI
MAÍSA BERGAMI PEREIRA
ROZIMERI NATAL DA COSTA
TRABALHO DE GRUPO SOBRE O
REFERÊNCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências a conclusão da 5ª etapa do curso de licenciatura em pedagogia, sob a orientação da professora Andressa Lara Ramos Porto.
ANCHIETA-ES
2015
Sumário
1. introdução .......................................................................................................4
2. Organização do Referencial Curricular Nacional para a educação infantil.......................................................................................................................5
2.1 Organização por idade........................................................................................5
2.2 Organização em âmbitos e eixos.......................................................................5
3. Componentes curriculares................................................................................6
3.1 Objetivos.............................................................................................................6
3.2 Conteúdos..........................................................................................................7
3.2.1 Seleção de conteúdos.....................................................................................7
3.2.2 Integração dos conteúdos..............................................................................8
4. Orientações didáticas........................................................................................8
4.1 Organização do tempo.......................................................................................9
4.1.1 Atividades permanentes..................................................................................9
4.1.2 Sequências de atividades.............................................................................10
4.1.3 Projetos de trabalho.......................................................................................10
4.2 Organização do espaço e seleção dos materiais.............................................11
4.3 Observação, registro e avaliação formativa.....................................................12
5. CONCLUSÃO ...................................................................................................13
6.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................14
1- INTRODUÇÃO
Iniciamos agora nosso estudo de grupo sobre o RCNEI (referencial curricular nacional para a educação infantil), nesse trabalho estaremos colocando nosso pensamento sobre o documento a ser explorado.
Foi feito o estudo da pagina 43 a 58 seguindo sua sequência própria. Para o melhor entendimento do documento contamos com a ajuda mútua e com nosso estágio que tem nos proporcionados grandes experiências sobre a prática docente.
A parte estudada do RCNEI trás um estudo sobre a organização do tempo, dos objetivos, dos conteúdos e da avaliação e orienta o professor quanto à prática pedagógica é um documento orientador de ações na busca da melhoria da qualidade de ensino estruturado nas necessidades da educação infantil e ensina o caminho para o desenvolvimento das potencialidades da criança.
Esperamos com esse estudo poder somar aos nossos conhecimentos para que ao final do curso estejamos preparados para exercer a profissão e entender a complexa relação que há entre a teoria e a prática docente da Educação Infantil.
2 Organização do Referencial Curricular Nacional para a educação infantil
2.1 Organizações por idade
- A educação infantil será oferecida em: I - creches ou entidades equivalentes para crianças de até três anos de idade; II - pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos. No entanto, em alguns documentos fez-se uma diferenciação para os primeiros 12 meses de vida da criança, considerando-se as especificidades dessa idade.
Observação do grupo: Nesta fase da educação infantil o ensino é voltado para o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança. Tudo que é ensinado nas creches faz parte do seu cotidiano é um complemento à ação das famílias. Na pré-escola o ensino já envolve uma pré-alfabetização com uso de letras, vogais, números, orientações espaciais e higiene. A fase dos primeiros doze meses é diferenciada, nessa etapa a criança é totalmente dependente do professor e está começando o desenvolvimento motor e cognitivo.
Dessa forma acreditamos que o referencial é feliz quando traz essa divisão visto que cada fase tem suas necessidades específicas.
2.2 Organizações em âmbitos e eixos
- Esta organização visa a abranger diversos e múltiplos espaços de elaboração de conhecimentos e de diferentes linguagens, a construção da identidade, os processos de socialização e o desenvolvimento da autonomia das crianças que propiciam, por sua vez, as aprendizagens consideradas essenciais.
- O domínio progressivo das diferentes linguagens que favorecem a expressão e comunicação de sentimentos, emoções e ideias das crianças, propiciam a interação com os outros e facilitam a mediação com a cultura e os conhecimentos constituídos. Incide sobre aspectos essenciais do desenvolvimento e da aprendizagem e engloba instrumentos fundamentais para as crianças continuarem a aprender ao longo da vida.
Observação do grupo: A construção da identidade é fortemente influenciada pela cultura a qual estamos inseridos, começamos desde cedo a nos conhecer, conhecer as pessoas a nossa volta e o meio que vivemos, essa relação nos permite ter uma cultura, um meio e consequentemente uma identidade. A escola tem um grande compromisso na construção da identidade principalmente na educação infantil nas creches e pré-escolas porque esse é o momento da formação do autoconhecimento onde a criança se reconhece como individuo único com necessidades de se relacionar com o mundo, nesse contexto vemos a importância da socialização como fator essencial a saúde humana esse processo de convivência com seu semelhante é fundamental para a vida em sociedade.
...