TRABALHO EM EQUIPE: ASPECTOS TEORICOS
Por: 21200809 • 14/6/2018 • Trabalho acadêmico • 3.349 Palavras (14 Páginas) • 328 Visualizações
TRABALHO EM EQUIPE NO ÂMBITO ACADÊMICO
Autores: Adriana Hola Deisimar Barbosa de Souza
Tamires Ferreira Baliero
Viviane R. da Silva da Silveira
Orientadora: Prof.ª Ms Cleonice Perotoni
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
CURSO: Pedagogia- Turma- 1992
RESUMO: O artigo apresenta o resultado da pesquisa realizada sobre trabalho em equipe. O objetivo da pesquisa foi como incentivar as pessoas a se estar em uma equipe e alcançar êxito com ela. O artigo busca responder ao seguinte problema: Quais as estratégias utilizadas para se trabalhar em equipes em que os indivíduos se metam em problemas e causa um desacordo entre a equipe? Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas entrevistas com familiares e amigos que se já se viram em equipes em diversos momentos da vida. Quanto aos resultados, identificamos que a pratica do trabalho em equipe, carece de aprofundamento, sendo de difícil aplicação. Esse trabalho teve um caráter descritivo documental em artigos e sites sobre o tema.
PALAVRAS-CHAVE: Trabalho. Equipe. Pesquisa. Conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente o trabalho em tornos das equipes, tem sido muito utilizado na sociedade em geral. Por meio dele, há união entre as pessoas para fazer uma determinada tarefa, que possibilita as trocas de ideias e conhecimentos que ajuda umas às outras.
A aprendizagem para o trabalho em equipe começa na Pré escola com a adequada divisão de tarefas, respeitar os parceiros e ter responsabilidades. No meio acadêmico universitário, os profissionais atuam com a mesma formação, para isso espera-se contar com uma equipe multidisciplinar para atender a necessidade de todos.
O objetivo do trabalho foi mostrar as pessoas a importância do trabalho em equipe, e que sim vai haver problemas, mas que podem ser superados e chegar ao êxito se todos trabalhar juntos, com respeito, perseverança.
As organizações e as gestões priorizam o caráter humanista em detrimento do método mecanista, pois a gestão busca atingir seus objetivos. O trabalho em equipe passa a ser percebido pela soluções de problemas e pelas rapidez nas informações.
O objetivo é organizar os indivíduos para que desempenham tarefas coletivas com probidade de melhorar os resultados, promover o desenvolvimento e crescimento e complementando, as ideias um dos outros e todos se mantem comprometidos com as metas e responsáveis pelo alcance dos objetivos.
Dessa forma, esse trabalho desenvolvera com os temas: Conceitos do trabalho em equipe, os benefício de se trabalhar em equipe, os enfrentamentos e obstáculos de se trabalhar em equipe no ambiente acadêmico.
2 TRABALHO EM EQUIPE: ASPECTOS TEORICOS
O trabalho em equipe é constituído por diferentes membros, e cada indivíduo desempenha uma determinada função e possibilita a troca de conhecimentos. O trabalho em equipe surgiu na pré história quando o homem se tornou, um caçador e para sua sobrevivência viu a necessidades de se organizar em grupos por ter mais benefícios. Para Macedo (2003), a importância do trabalho em equipe nas universidades ou seja, para obter um desenvolvimento de qualidade é necessário que todos os membros trabalham com o mesmo objetivo.
Os líderes planejarão e identificaram os problemas e as melhorias que passarão para os demais membros das equipes para que possa ser solucionado. No que diz respeito aos benefícios de se trabalhar em equipe da maior criatividade, aumento da aprendizagem, maior envolvimento e comprometimento, habilidades diferentes para cada necessidades etc. TRAZER AUTOR E NÃO DA OBRA. NÃO É PARA TRAZER SITES AQUI...
Além de ter trocas de informação, estimula o desenvolvimento e amplia o conhecimento de cada indivíduo, proporciona criatividade, aprendizagem, maior envolvimento e comprometimento entre outros. Em uma equipe há várias trocas de informações que enriquece e estimula a aprendizagem. E com isso todos vão ampliar seus conhecimentos que ajudaram nas suas carreiras.
Entende-se que se todos os indivíduos se comprometer e participarem das decisões vão se sentir e importantes e com isso aumenta o empenhos e a participação.
2.1 O TRABALHO EM EQUIPE NO AMBIENTE ACADÊMICO
Chiaveato (2003) explica que o trabalho em equipe nas universidades são muitos utilizados tanto na Reitoria da universidades como nas salas de aulas. Pois para ter uma boa educação todos tem que trabalhar juntos tantos os diretores, professores, alunos e todos os que ali estão para que o ambiente de educação seja agradável com maior produtividade e qualidade de ensino. Acima de tudo todos tem que ser tolerantes com as ideias, crenças, valores.
A principal característica e que todos tenham os mesmos objetivos para que apresenta benefícios e resultados vantajosos tanto para a equipe quanto para as universidades. Nesse sentido, existem alguns obstáculos de se trabalhar em uma equipe no ambiente acadêmico, pois, uma equipe pode ser muito eficiente, mas também pode ser uma fonte de problemas, e cabe ao líder saber lidar para resolver. Dessa forma, muitas vezes o principal problema e muito simples, os membros não se enxergam como um grupo, colocam seus objetivos pessoais na frente dos coletivos.
Hunter (2004) o diálogo é minimizado, quando há um silenciamento, contudo, muitas vezes as equipes se acomodam e a inovação começam a faltar e as dificuldades começam a virar obstáculos.
Já Campos (2003) diz que o mau comportamento e a falta de compromisso de alguns indivíduos afetam muito a qualidade de aprendizagem da equipe. Quando a presença de um professor ou de um aluno que é muito rude ou mal humorado, individualista, irritado ocorre uma tensão que atrapalham as etapas da equipe. Muitas vezes o principal problema é o líder, pois as vezes ele acha que só ele sabe fazer e não quer dar oportunidade para os outros membros da equipe.
...