TRABALHO ESCRITO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Por: Jaasiel Neres • 22/10/2018 • Trabalho acadêmico • 5.281 Palavras (22 Páginas) • 240 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL SANTA CRUZ
Ana Roberta, Lúcia Cappizi, Nadja, Gilmar, Jaasiel Neres
REPENSANDO A EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO
Ilhéus-Ba
2017
Ana Roberta, Lúcia Cappizi, Nadja, Gilmar, Jaasiel Neres.
REPENSANDO A EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO
Trabalho de Apresentação de Seminário ao Curso de Filosofia da Universidade Estadual Santa Cruz.
Docente: Aldenor Pereira
Ilhéus-Ba
2017
Ana Roberta, Lúcia Cappizi, Nadja, Gilmar, Jaasiel Neres.
RESUMO
Existem reflexões sobre as escolas brasileiras e estão presentes diariamente de forma frequente, questões de currículo, a formação dos professores, a política de gestão escolar, dentre outros. No entanto, entendemos que, na trajetória da história da educação brasileira, se perdeu a sua maior essência: sua função de humanizar. Neste trabalho, falaremos sobre as possibilidades e limites da educação, apresentar os pontos importantes utilizados pela autora do livro, quando nos dá a possibilidade de repensar a educação como um início para mudança.
Palavras-Chave: Educação, Trabalho, reforma Ensino, Desafios
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 5
2- POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO 6
3- SABER PRA QUE? 7
4- A EDUCAÇÃO NO BRASIL DE HOJE 9
4.1 A implantação de um sistema educacional 10
4.2 O desafio do 1º Grau 11
4.3 O desafio do 2º Grau Politecnia 12
4.4 O desafio do 3º Grau e a comunidade 13
4.5 A valorização dos professores 14
5- RUMO AO SÉCULO XXI 16
5.1 O que é pós-moderno? 16
5.2 Professores progressistas 17
6- TEXTOS COMPLEMENTARES 19
6.1- As academias 19
6.2- Determinações constitutivas do conceito de democracia 19
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS 21
INTRODUÇÃO
No presente trabalho apresentamos tópicos sobre o repensar à educação contemporânea, e para entender sobre o assunto citado acima, precisamos compreender antes de tudo, alguns conceitos sobre educação.
A educação é um típico "que-fazer" humano, ou seja, um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma finalidade a ser atingida. A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos. A sociedade dentro da qual ela está deve possuir alguns valores norteadores de sua prática. Não é nem pode ser a prática educacional que estabelece os seus fins. Quem o faz é a reflexão filosófica sobre a educação dentro de uma dada sociedade. As relações entre Educação e Filosofia parecem ser quase "naturais". Enquanto a educação trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas gerações de uma sociedade, a filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou desenvolver estes jovens e a esta sociedade. Muito se tem discutido sobre o papel da educação na sociedade, se ela apenas reproduz a sociedade em que está inserida ou se ela é ou pode ser revolucionária a ponto de transformar toda a sociedade. Entretanto, muitos, em vez de analisá-la e compreendê-la de acordo com a categoria da totalidade, caem na perspectiva positivista e simplesmente deslocam-na do conjunto das relações sociais de produção, embrenham-se pelo idealismo e apresentam-na como se fosse capaz de promover o desenvolvimento econômico, garantir o bem estar social e conduzir a todos à felicidade; fazem dela a responsável pelo sucesso ou fracasso década um. Analisando-a de forma abstrata, deslocada das contradições e dos antagonismos no decorrer do texto, trará um retorno de cada tópico dos capítulos anteriores do livro base utilizado para aprendizado, de forma resumida traremos em cada tópico, um pouco das características consideradas mais importantes para a autora.
POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO
A educação no Brasil tem enfrentado grandes desafios, desafio este que nos remetem a um novo pensar, um novo pensar e agir diferente, principalmente na forma de educar. Estamos impregnados de velhos modelos e conservadorismos que não condizem mais com o momento planetário atual. Há a necessidade de repensarmos a educação, de forma que possamos sair da utopia e passar para o plano real. A idealização de uma educação diferente, uma escola diferente e um mundo melhor, é assunto das mídias de comunicação, assunto na boca das pessoas, porém, o que fazemos é repetir os velhos modelos de séculos passados ou simplesmente negamos o caos, como se não tivéssemos responsabilidade com o todo. A partir do entendimento de que educar é fazer o indivíduo sair de dentro de si e integrar-se com a sociedade na qual está inserido, relacionando-se de forma que possa construir o progresso próprio e da comunidade da qual todos fazemos parte, entendemos que educar não é uma tarefa fácil, e requer pessoas abertas ao novo e, principalmente, dispostas a buscar conhecer o ser humano na sua complexidade.
...