Tcc educação fisica
Por: maxmunir • 14/9/2016 • Monografia • 3.333 Palavras (14 Páginas) • 507 Visualizações
[pic 1]
Universidade Católica Dom Bosco
Curso de Educação Física
Metodologia Científica I
ARTE MARCIAL, FORÇA E AGILIDADE NO PROJETO JUDÔ CLUBE ROCHA MI – TAY- KAN
Por:
Joana Karla Casal Batista Braga.
Campo Grande – MS
Abril de 2016
[pic 2][pic 3]
Universidade Católica Dom Bosco
Curso de Educação Física
Metodologia Científica I
ARTE MARCIAL, FORÇA E AGILIDADE NO PROJETO JUDÔ CLUBE ROCHA MI – TAY- KAN
Por:
Joana Karla Casal Batista Braga
[pic 4]
Campo Grande - MS
Abril de 2016
[pic 5]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 Formulação do problema
1.2 Objetivo
1.3 Justificativa
1.4 Hipóteses
1.5 Definição de variáveis
1.6 Delimitação do tema
1.7 Definições de termos:
2. REFERENCIAL TEÓRICO:
2.1 História do judô
2.2 Luta e regras
2.3 Proibições
2.4 Projeto:
3. METODOLOGIA
3.1 Tipo de pesquisa:
3.2 Sujeitos:
3.3 Instrumentos:
3.4 Procedimentos:
4. RESULTADOS
5. CRONOGRAMA
6. ANEXOS
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
1.1 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O Judô oferece para todos os seus praticantes os seus benefícios, tirando-os da letargia e do desanimo, proporcionando ao praticante do Judô um estado de atividade vigorosa. A sua prática também traz o bem estar que os exercícios proporcionam para músculos e nervos e um estado de satisfação do aprendizado do domínio dos movimentos e a alegria de vencer e reconhecer o bom desempenho com alegria ao ver outros também vencerem.
A arte marcial Judô pode ser praticada por pessoas de vários biótipos, entre seus praticantes podem-se encontrar judocas altos ou baixos, leves ou pesados, breve líneos e longilíneos e proporciona a todos o desenvolvimento de algumas características físicas como o equilíbrio, a agilidade, a força, a estática de membros superiores e a explosão de membros inferiores, também como a capacidade aeróbica e anaeróbica.
Por meios dessa perspectiva nosso intuito é pesquisar dentro do projeto judô clube rocha Mi- Tay- Kan, como o praticante de judô melhora a força e agilidade?
O projeto Judô Clube esta sendo realizado desde 2015 com famílias carentes da periferia da cidade de Coxim – MS.
1.2 OBJETIVO
- Verificar a força e agilidade dos praticantes de judô do projeto Judô Club Rocha MI – TAY – KAN.
1.3 JUSTIFICATIVA
O esporte contribui para a formação do indivíduo na sua realidade, seja ela cultural, política ou social. Sabe-se também que há relação do esporte com o psicológico. Visto dessa prisma é que o projeto procura aproximar a comunidade para um contato direto com os novos meios proporcionados a pratica esportiva, para que exista uma troca de informação.
Atualmente, a literatura é convergente de que somente através da prática sistemática de atividade física, é que se pode obter melhorias quanto aos níveis de aptidão física ou pelo menos mantê-los.
No âmbito prático, a agilidade necessário no esporte relaciona-se com a capacidade do atleta de mudar de direção de forma veloz e efetiva. É a manifestação da velocidade de forma acíclica (BOMPA, 2002).
Barbanti (2003) define agilidade como sendo a "capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção”. A agilidade do atleta conjuntamente com a velocidade faz com que o mesmo tenha uma capacidade de se esquivar do golpe e instantaneamente aplicar o contra-ataque.
Desse modo, pretendemos através deste projeto, identificar os prováveis efeitos da prática regular do judô sobre variáveis de aptidão física relacionada com a força e com a agilidade, que devido ao número limitado de estudos nessa área, sentimos a necessidade, enquanto profissional de Educação Física, de buscar conhecimentos sobre a modalidade esportiva de judô que atualmente tem um número expressivo de praticantes, principalmente de crianças e adolescentes, procurando conhecer as influências de sua prática regular.
1.4 HIPÓTESES
H0: o judô não proporciona uma melhora na forca e agilidade.
H1: o judô sim proporciona uma melhora na forca e agilidade.
1.5 DEFINIÇÃO DE VARIÁVEIS
Força ,agilidade, sexo e idade.
1.6 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O estudo será feito com indivíduos do gênero masculino e feminino com idade entre 6 e 17 anos que participam do projeto a mais de 1 ano na cidade de Coxim - MS.
1.7 DEFINIÇÕES DE TERMOS:
Judô: De acordo com as palavras de Jigoro Kano, fundador do judô de kodokan: “o judô e o caminho para a utilização eficaz das forças físicas e espiritual. Treinando os ataques e as defesas, o corpo e alma se tornam apurados e a essência do judô torna - se parte do próprio ser.” Correa (2007).
...