TCC JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FÍSICA
Por: 011.131.322-80 • 5/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.832 Palavras (8 Páginas) • 297 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SALINÓPOLIS
FACULDADE DE CIÊNCIAS
WEBERSON NAZARENO SILVA DOS REIS
ELITON CRUZ DIAS
JOGOS DIDÁTICOS UMA PROPOSTA QUE FAVORECE A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA
SALINÓPOLIS – PA
2018
WEBERSON NAZARENO SILVA DOS REIS
ELITON CRUZ DIAS
JOGOS DIDÁTICOS UMA PROPOSTA QUE FAVORECE A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao colegiado da Faculdade de Licenciatura Plena em Física da Universidade Federal do Pará, como requisito para a obtenção do Grau de Licenciado em Física.
Orientadora: Prof. Msc. Lília Cristina.
SALINÓPOLIS-PA
2018
WEBERSON NAZARENO SILVA DOS REIS
ELITON CRUZ DIAS
REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O USO DE JOGOS NO ENSINO DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO
Esta Monografia de Conclusão de Curso foi julgada para outorgar o Título de Licenciado Pleno em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade Federal do Pará/ Campus Salinópolis.
BANCA EXAMINADORA:
__________________________________________
Profª. Msc. Lília Cristina Diniz- Orientadora
UFPA/Campus de Bragança
___________________________________________
Profª Msc. Edilene Silva
UFPA – Campus de Salinópolis
SALINÓPOLIS-PA
2018
- INTRODUÇÃO
O processo ensino-aprendizagem de física tem sido objeto de discussões e críticas nestes últimos anos, merecendo reflexões por parte dos pesquisadores que centram seus estudos nas dificuldades e problemas relacionados ao ensino desta ciência nos diferentes níveis de escolaridade. O tema tem sido abordado em periódicos e apresentado nos principais eventos nacionais e internacionais relacionados ao ensino de ciências, tendo conquistado avanços significativos no tratamento didático de novos conteúdos e métodos.
A ação pedagógica desenvolvida pelos professores no processo ensino aprendizagem da física tem se caracterizado, muitas vezes, por atividades voltadas para apresentação de conceitos, leis e fórmulas de modo desarticulado e distanciado da realidade do educando.
Desse modo, é possível perceber que as atividades experimentais contribuem para o processo ensino-aprendizagem da Física, entretanto é necessário se ter clareza e consciência dos fins a que este ensino se propõe, ao mesmo tempo em que é necessário estabelecer regras específicas para a sua utilização. Caso contrário, poderá estar se incorrendo o risco de que o laboratório didático seja mais uma estratégia de ensino frustrada como tantas outras já presenciada no ensino de Física.
Particularmente essa pesquisa instigada a partir da elaboração de uma prévia sobre o Trabalho de Conclusão de Curso-TCC da disciplina de metodologia científica, pertencente a grade curricular do curso de física da Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus Salinópolis. A partir desse pressuposto, foi contextualizado uma estratégia no ensino da termodinâmica, empregando o método lúdico que promovesse uma aprendizagem mais significativa deste assunto. Assim, este trabalho teve como objetivo em linhas gerais elaborar, confeccionar, avaliar o jogo didático direcionado a compreensão e aprendizagem do conteúdo de Termodinâmica.
Assim, este trabalho teve como objetivo em linha gerais buscar e analisar através de uma revisão bibliográfica, aferir como os jogos no ensino de física para o ensino médio podem influenciar no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades dos estudantes, onde a pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico de natureza qualitativa[a].
Diante disso me prponho a investigar: Qual a importância do USO DE JOGOS NO ENSINO DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO?
A estrutura geral do geral da pequisa compõe a introdução, onde trago os objetiso, a relevância.....referencial pressupostos teóricos e nas considerações discorro dos resultados da pesquisa...
- ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Para formar cidadãos nesses novos tempos, os conteúdos e o ensino das disciplinas terão que se adaptar. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) propõem orientações sobre o básico a ser ensinado e aprendido em cada etapa. Os professores devem adaptar os parâmetros à realidade de suas escolas e alunos.
Com o objetivo de formar um ser crítico e social, os PCNs defendem um ensino de Física centrado na interface entre informação científica e contexto social. Isto significa dizer, em outras palavras, praticar um ensino contextualizado, onde a Física é relacionada com o cotidiano de homens e mulheres, respeitando-se o meio onde está inserido, visando à formação do cidadão, com os conhecimentos necessários para o exercício de seu senso crítico, o que faz de sua participação na sociedade mais efetiva, enquanto cidadão.
Nos cursos de formação de professores discute -se muito sobre os modelos pedagógicos que são baseados apenas na transmissão de conhecimento do professor para o aluno. No ensino focado nesse modelo tende a aparecer aulas onde o professor apenas passa a matéria no quadro, ou explica verbalmente, um conteúdo previamente selecionado, solicita dos alunos a assimilação do que foi dito e a aplicação desses conteúdos através exercícios escritos.
O objetivo desse tipo de ensino acaba sendo a transmissão de conhecimento do professor para o aluno e este por sua vez deve estar apto a reproduzir o que lhe foi transmitido, transformando a aprendizagem num método mecânico, associativo onde o aluno não é solicitado a pensar nem a desenvolver seu pensamento independente e criativo. Esse método de ensino arcaico tem sido muito criticado no meio acadêmico, porém o que se percebe é que ele ainda continua vivo na maioria das escolas e numa proporção muito grande.
...