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Tcc juma - Tcc sobre ensino de Ciências na Educação Infantil

Por:   •  23/5/2021  •  Monografia  •  5.634 Palavras (23 Páginas)  •  146 Visualizações

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unopar – universidade norte do paraná

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

curso de pedagogia

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Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

Caiapônia  

2020

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SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        8

6        REFERENCIAL TEÓRICO        9

7        METODOLOGIA        16

8        CRONOGRAMA        19

9        RECURSOS        20

10        AVALIAÇÃO        21

CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        23

INTRODUÇÃO

A ludicidade faz parte do contexto de todos os seres humanos. Dificilmente será encontrada uma pessoa que nunca tenha brincado, que não tenha experimentado a magia que existe no brincar.

Quando crianças em momentos de brincadeiras são observadas, tornam-se evidentes que a ludicidade presente nesses momentos demonstra o quanto o ato de brincar é importante para a formação, socialização e aprendizagem de valores. Ao estar com outras crianças, brincando das mais variadas formas, a criança passa a construir sentidos para a convivência, assim como na solução de conflitos.

O lúdico está presente na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) a qual expressa que é direito da criança brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos e com diferentes parceiros. A brincadeira, conforme dispõe a BNCC, é primordial para que a criança possa ampliar e diversificar seu acesso a produções culturais, bem como seus conhecimentos, imaginação, criatividade, além das experiências corporais, sensoriais e expressivas (BRASIL, 2017).

Além de se considerar o lúdico como forma de aprendizagem social e cognitiva, a ludicidade pode estar presente no trabalho com os conteúdos. Assim, por exemplo, no ensino de Ciências, as crianças constroem suas experiências a partir das brincadeiras. Nesse sentido, o processo fica mais prazeroso, pois parte do que a crianças já construíram no cotidiano, agregando os conceitos acadêmicos. Sendo assim, torna-se interessante para o professor planejar as atividades a partir da ludicidade, pois assim a construção da aprendizagem pela criança, torna-se mais significativa.

  1. TEMA

A BNCC dispõe que a criança tem o direito de brincar e mediante essa afirmação, compreende-se que os educadores entendam que a ludicidade é parte fundamental do ser humano e que no ensino de Ciências, o brincar e as brincadeiras devem fazer parte dos conteúdos a serem abordados.

Assim, o tema deste projeto é o ensino de Ciências na Educação Infantil: estratégias mediadas pela ludicidade. Esta temática emerge da consideração de que o professor, em muitos contextos, não consegue construir uma proposta para as crianças nessa modalidade de ensino que demonstre como a Ciência pode ser vivenciada no cotidiano, como parte de suas brincadeiras.


2 JUSTIFICATIVA

 A ludicidade assim como as brincadeiras e os jogos fazem parte da infância de todos os seres humanos desde os tempos imemoriais, quando os grupos se reuniam em torno das fogueiras para ouvir e aprender com os mais velhos. Por fazer parte do imaginário popular, o lúdico também passou a compor os estudos sobre a aprendizagem e a partir deste aspecto, descobriu-se que ao brincar, a criança também é capaz de aprender.

Em tais circunstâncias é que se observa a necessidade de um projeto que alie pesquisa e ensino de forma a auxiliar o professor da Educação Infantil a construir uma proposta de abordagem para o trabalho com Ciências, levando-se em consideração que precisa ser de forma significativa, conforme bem menciona a BNCC.

Nesse sentido, o projeto se justifica pela importância de se discutir teoricamente a abordagem de ensino de Ciências na Educação Infantil, bem como oferecer algumas metodologias que podem ser adotadas pelos professores dessa etapa.

As brincadeiras chamam tanto a atenção que se tornaram temas de estudos, principalmente os voltados para o desenvolvimento humano e a aprendizagem. Assim, é notório que o lúdico encanta e se faz encantar e quando utilizado como recurso pedagógico, proporciona as descobertas, experiências e trocas necessárias para a aprendizagem.

Considerando que na Educação Infantil o ensino de Ciências ainda ocorre de uma forma mecanizada, associadas a metodologias dissociadas dos propósitos de aprendizagem dessa modalidade de ensino, é que esse projeto se justificou. Buscou-se no lúdico a possibilidade de um trabalho significativo com crianças da educação infantil, tendo em vista que é possível agregar descobertas e experiências às brincadeiras que fazem parte do contexto de toda criança.

  1. PARTICIPANTES

O projeto se destina a alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 4 a 5 anos.

  1. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

 Descrever como a ludicidade pode mediar a aprendizagem das crianças na Educação Infantil, considerando o ensino de Ciências nesta etapa.

4.2 Objetivos específicos

  • Compreender a importância da ludicidade para a aprendizagem de crianças na Educação Infantil;
  • Analisar como os referenciais teóricos determinam o ensino de Ciências através do lúdico;
  • Sugerir atividades que tenham o lúdico como ponto de partida para o ensino de Ciências na Educação Infantil.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

        

O ensino de Ciências na Educação Infantil deve ser mediado por propostas significativas, que façam com que as crianças aprendam por meio de atividades lúdicas. Assim, a problematização do projeto se constituiu a partir das seguintes questões:

  • Qual a importância do lúdico para a aprendizagem de crianças na Educação Infantil?

  • Como o lúdico pode ser abordado na Educação Infantil?

  • Como o ensino de Ciências pode ser abordado de forma significativa em uma sala de Educação Infantil?

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

O ato de brincar tem uma importância bem mais ampliada, sobretudo quando se considera a formação do indivíduo desde a sua socialização. Acerca da importância do lúdico para a vida da criança, Gentile (2005) reforça que o brincar suscita o que pode ser denominado de situações emocionantes, representadas pelos jogos e brincadeiras. Assim, de acordo com o autor citado:

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