Tecnologia Aplicada a Educação
Por: angel88 • 30/8/2015 • Dissertação • 651 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
Comentário:
*Revolução tecnológica
*Revolução informacional
*Globalização e exclusão social
*Aceleração,integração e reestruturação capitalista
*Estado global
Revolução Tecnológica:
Também chamada de tríade revolucionária da humanidade, começou na segunda metade do século XVIII,tendo nascido na Inglaterra,com a industrialização substituindo o trabalho artesanal pelo têxtil.Nela há a evolução da tecnologia aplicada à produção de mercadorias,pela invenção do tear e pela substituição da força humana por máquinas,passando de uma sociedade agrária para uma sociedade industrial.Nela há a concentração do capital em desfavor do empregado,já assalariado. A segunda revolução científica e tecnológica caracteriza-se pelo surgimento do aço, da energia elétrica, do petróleo, da indústria química e o desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação. Fornece condições para o trabalho em massa, mais especializadas, fazendo surgir escolas profissionalizantes.
Na terceira revolução científica e tecnológica acontece a revolução informacional, transformando a ciência e tecnologia em matéria-prima, tornando a gestão e organização do trabalho globalmente entrelaçadas.
Em conseqüência disso vem decrescendo o trabalho humano principalmente na agricultura, onde a mecanização substitui homens e os leva ao desemprego, tendo como exemplo o MST.
Na indústria, a automação também substitui o trabalho humano, havendo assim a exclusão social: passa-se por um período de aumento de geração de riquezas, em detrimento da indústria e agricultura, que passam por enxugamento e retração.
Revolução Informacional:
Surge a idéia que estamos em uma aldeia global. Conhecemos o mundo pela internet, através de um computador. Cria-se uma nova linguagem: a digital, onde jovens e adultos tem novas possibilidades de educação, como a TV educativa, educação a distância, vídeos, etc.
Do ponto de vista capitalista a informação é uma mercadoria e como tal, usada e manipulada a seu favor. Está, portanto, na base de uma nova forma de divisão social e exclusão. Em grande parte exerce o papel de entretenimento e doutrinação das massas.
Globalização e exclusão social:
Seria a expressão de toda uma gama de fatores políticos, culturais e sociais sob a visão do capitalismo em que vivemos atualmente.
O capitalismo tem como base o trabalho assalariado/capital, e com grande contradição, produção social/apropriação privada, controlando o processo de produção e das decisões financeiras, sempre em detrimento do trabalhador.
Na globalização há, entretanto um enfrentamento da crise do capital externo e da constituição de uma nova ordem econômica mundial.
Com a automação, capitais e tecnologias estrangeiras, terceirização da produção, caímos na recessão, desemprego. Tudo é diminuído. Salário, poder sindical, direitos trabalhistas, direitos nos contatos de trabalho e a minimização das políticas públicas. É a exclusão social.
Aceleração, integração e reestruturação capitalista:
É uma estratégia de enfrentamento da crise do capitalismo e da constituição de uma nova ordem econômica mundial, que é chamada de globalização.
Pela globalização, o capitalismo se torna cada vez mais organizado. A globalização é sentida em manifestações como: produtos, capitais e tecnologias estrangeiras; automação, informatização e terceirização da produção; implementação de programas de qualidade total e produtividade; desemprego; desemprego estrutural, exclusão e crise social; diminuição dos salários e eliminação de direitos trabalhistas e desqualificação do estado.
...