Tecnologias aplicadas á educação
Por: Bella051 • 24/4/2015 • Relatório de pesquisa • 3.714 Palavras (15 Páginas) • 233 Visualizações
Tecnologias aplicadas a Educação
Sumário
1. Introdução.............................................................................................. 4
2. Filosofia e seus princípios fundamentais............................................... 5
3. As desigualdades sociais na educação..................................................... 7
4. A indústria cultural e seus efeitos na educação...................................... 8
5. A escola segundo Pierre Bourdieu......................................................... 10
6. Considerações Finais................................................................................ 12
7. Referências Bibliográficas........................................................................... 14
1. Introdução
Neste trabalho optamos por fazer uma breve apresentação a respeito da filosofia e seus fundamentos, bem como o seu objetivo em nossas vidas como individuo, e a grande dificuldade das instituições de ensino em introduzir essa disciplina as seus alunos.
Na segunda parte do trabalho refletiremos sobre as desigualdades sociais, existem na educação brasileira, veremos dois opostos da nossa realidade, de um lado a escola do futuro com tecnologia avançada e do outro, escolas em situações precárias sem condições mínimas de aprendizagem.
Compreenderemos o universo que a indústria cultural disponibiliza para a educação, e como deve ser trabalhado de forma pedagógica, contribuindo para o enriquecimento de cada individuo.
Por fim finalizaremos nosso trabalho, conhecendo Pierre Bourdieu, sociólogo Frances, que através de suas teorias e pesquisas, revelou o resultado da desigualdade social no âmbito escolar, mostrando a verdadeira realidade na educação.
2. Filosofia e seus princípios fundamentais.
Quando falamos em filosofia, surgem muitas dúvidas que nos dificultam a entender o porquê de sua importância para o nosso ser, para nossa vida e para o bem de toda a humanidade.
Na filosofia existem muitos conflitos e questões que ainda continuam em aberto, assim como em outras disciplinas, mas na filosofia há questões que nunca chegaram num consenso, não são consensuais, assuntos relacionados à moral, a existência de um criador a definição da arte, entre outros. Podemos afirmar que filosofia, é tudo o que se consegue colocar em questão, mesmo sendo para muitos “banal” ou, indiscutível, a filosofia ajuda a questionar o óbvio e as verdades impostas, é uma construção sólida da razão humana.
Cada vez mais em nossa sociedade as pessoas buscam o que é mais fácil, coisas que exigem menos esforço, coisas praticas. Assim acabam não entendendo qual a importância da filosofia para nossa para nossa vida e para o bem de toda a humanidade. Mas ela é de suma importância, pois pelo seu estudo, é possível ajudar as futuras gerações a ter uma reflexão inevitável pela educação. São muitos os questionamentos quanto a sua utilidade, muitas pessoas a acham desnecessária e totalmente fora da nossa realidade, mas é uma maneira incorreta de se pensar, quando sua principal característica é a argumentação, pois sem ela seria impossível discutir os problemas, expor nossas ideias e opiniões sobre diversos assuntos que vão surgindo e que exige a nossa participação. Essa é uma das muitas vantagens da argumentação, não apenas pelas perspectivas e opiniões diferentes, mas evitando chegar a extremos como a violência física, por não querer abandonar preconceitos de idéias erradas sobre a realidade a qual não estamos interessados em corrigir. Além disso o entendimento pela filosofia, faz com que o ser como indivíduo busque suas reflexões pessoais , de si mesmo e do mundo, por assuntos que integram a nossa vida , que fazem parte do nosso dia a dia. A sociedade ainda não percebe, mas têm contribuído durante toda a história da humanidade, por seus meios intelectuais e através da evolução da cultura a ensinar o método filosófico, cujo objetivo é quebrar conceitos existentes, mostrando ao homem que ele tem a capacidade de mudar o mundo a sua volta em benefício do ser humano, para alcançar a liberdade e a felicidade.
Todas as instituições de ensino têm estrutura, e base para transmitir as consensuais substâncias e conteúdo de cada disciplina aplicável a sua série, ou modalidade de ensino. Ficando ao aluno entender as instruções transmitidas e encaixa-las em suas necessidades. Com a filosofia, deve-se trabalhar de forma diferente, visto que nem sempre temos resultados consensuais para ensinar aos estudantes. Essa disciplina visa mais a forma especulativa, o questionamento, de assuntos, que não se encontra a resposta de imediato, que depende do aluno, buscar as respostas, pelos seus próprios questionamentos. Esse é um dos motivos de muitas instituições de ensino, terem dificuldade em lidar com a filosofia, pois estão acostumados em receber as informações, o conhecimento das outras disciplinas e apenas transmiti-las aos alunos.
Ao se ensinar filosofia, é preciso transmitir também todos os seus problemas suas teorias e argumentos. Mais do que isso, é preciso ensinar o aluno na pratica e não apenas transmitir as técnicas. O aluno tem de ser estimulado e ajudado a pensar por si nos problemas, nas teorias e argumentos da filosofia para que possa construir suas próprias teorias e a apresentar suas críticas. Infelizmente algumas instituições de ensino da filosofia nunca fazem perguntas aos estudantes. O que fazem é apenas pedirem para o estudante que comente textos de filósofos e que procuram responder a esses mesmos problemas. Se o aluno não tiver o instrumento filosófico correto, ele ficará preso ao conhecimento do senso comum e da histórica.
A filosofia faz parte da nossa vida, ela se encontra nos currículos das universidades, em grande parte dos cursos, nas salas de aula do ensino médio, nos sites de cursos à distância, em programas de televisão, reportagens, bancas de jornais, e mesmo assim ainda há dificuldade de inclusão como disciplina nos currículos escolares, pois seria preciso deixar de lado a realidade em que vivemos e ceder espaço
...