Tendências pedagógicas
Por: auxiliadoraameli • 4/5/2015 • Dissertação • 396 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
CINTIA ANACLETO – 1158560
ATIVIDADE DA QUARTA SEMANA
Claretiano Centro Universitário
Lic. Pedagogia
Concepções e Tendências Pedagógicas Contemporâneas
Alessandra Correa Farago
Polo Claretiano de Belo Horizonte
02/03/2015
O educador no exercício de sua profissão poderá ser considerado e se colocar como um professor técnico ou um professor intelectual crítico.
Pode se definir como professor técnico aquele profissional que se limita a lecionar conforme a orientação de outros, seguindo assim um padrão pré-estabelecido. O professor técnico nada mais é do que o executor de programas pedagógicos. Vale considerar que há benefício em um cenário escolar onde prevalece o perfil do professor técnico, pois neste é mais fácil garantir conhecimento padronizado dos alunos, uma vez que todos os professores envolvidos (professor técnico) serão meros executores de exercícios e matérias contidas em apostilas, livros, etc.
Diferente do professor técnico, o professor intelectual crítico de acordo com Farago e Utsumi (2005, apud FARAGO, 2015, p. 92), “deve desempenhar um papel ativo na formação tanto dos propósitos e objetivos do seu trabalho, como dos meios para atingi-los, isto é, o reconhecimento de que o ensino precisa voltar para as mãos do professor”.
Para desempenhar com êxito um papel ativo na formação, o professor intelectual crítico deve buscar aperfeiçoar seus conhecimentos e escolher uma vertente a seguir, levando em conta além dos objetivos que deseja alcançar, a expectativa dos alunos com o qual se vai trabalhar bem como o da comunidade escolar como um todo. (FARAGO, 2015)
Resumindo o professor técnico é aquele que se limita a repassar matérias previamente selecionadas por outros e o professor intelectual crítico é aquele que tem condições de desempenhar o papel para o qual ele se preparou durante sua formação profissional, é aquele que tem o privilégio de expor suas opiniões e participar ativamente do preparo e estruturação do currículo, podendo também com base teórica escolher a melhor forma de executar o mesmo.
Para meu futuro profissional, prefiro ser uma professora intelectual crítica, porque de certa forma o professor técnico está em uma zona de conforto onde se limita a simplesmente executar tarefas, enquanto o professor intelectual crítico, busca aperfeiçoar seus conhecimentos, se manter atualizado e sem dúvidas poderá contribuir de forma positiva para formação dos alunos.
...