Texto de opinião
Por: pricabitt • 2/3/2017 • Artigo • 319 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
O que esperar da Educação?
De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, 70% dos brasileiros não dominam o básico em matemática, e classifica que a educação no Brasil está entre as oito piores do mundo.
Pesquisas confirmam o que os brasileiros vivenciam todos os dias: o Brasil não oferece uma educação básica de qualidade capaz de formar cidadãos pensantes, críticos e reflexivos.
Como falar de uma mudança no currículo do Ensino Médio, sem questionar e requerer uma mudança em toda a educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio) e até mesmo repensar o Ensino Superior? A educação precisa de uma transformação, mas não apenas no final da educação básica, aonde as crianças e jovens quando chegam, chegam desmotivados, com baixo aprendizado e imaturos para tomarem decisões a respeito de seu próprio futuro.
Escolas em condições mínimas em estrutura, infraestrutura e material para atender aos alunos; criar um currículo nacional como base para mensurar o que o aluno deve aprender, além de acompanhar e agir diante dos resultados obtidos em avaliações periódicas; usar as tecnologias a favor do ensino para atrair e ganhar mais atenção e interesse dos alunos; valorizar os professores em suas carreiras definindo planos de cargos e salários condizentes com suas responsabilidades e méritos; ampliar a carga horária sem diminuir o acesso às disciplinas.
Estes são exemplos de estratégias que podem ser avaliadas e implementadas para melhorar a educação básica. Mas o que deseja nossos governantes? Capacitar mão de obra alienada para o mercado de trabalho ou cidadãos responsáveis e críticos capazes de assumirem postos de trabalhos e de discutirem propostas de governo e ações que impactarão a sociedade de maneira direta e indireta?
Podemos citar várias estratégias ou ações que podem ajudar a melhorar a educação no Brasil, mas nada terá efetiva credibilidade e aceitação se não forem discutidas por pessoas competentes no assunto, que poderão formular propostas mais realistas e aderentes às necessidades e à realidade brasileira.
Fontes:
http://epoca.globo.com/educacao/noticia/2016/12/pisa-o-diagnostico-de-um-apagao.html
http://www.esmaelmorais.com.br/2016/09/temer-cria-por-decreto-escola-que-nao-pensa/
https://canaldoensino.com.br/blog/45-sugestoes-para-melhorar-a-educacao-no-brasil
http://oglobo.globo.com/opiniao/quantas-geracoes-serao-perdidas-20866052
...