Tipos de Conhecimento
Por: bampereira • 7/6/2018 • Trabalho acadêmico • 300 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
Por: Gilson Pereira
Resumo Crítico
Baseado no pensamento contemporâneo, os filósofos defendem que o raciocínio é válido, quando não apresenta contradições. Pois as palavras se encontram do limiar do universo humano, que o distingue dos outros animais.
Para responder as possibilidades do conhecer, a filosofia sustenta a tese baseada em conceitos Dogmatismo, Ceticismo e Pragmatismo, evidenciando a importância e forma de sedimentar o conhecimento.
O dogmatismo apoia a ideia de uma verdade absoluta e indiscutível de uma doutrina, enquanto o ceticismo apoia na investigação ou procura, para os defensores desta doutrina, o saber não consiste em alcançar a verdade, mas somente procurá-la. O pragmatismo baseia-se na concepção que a verdade de uma proposição se estabelece a partir dos efeitos dos resultados práticos, isto porque eles buscam provar a utilidade e eficácia do conhecimento.
Quanto a origem do conhecimento, há o posicionamento de três doutrinas que tentam fundamentar o conceito e sustentar um balizamento teórico, para isso existem três doutrinas defendidas pela filosofia: o Racionalismo, o Empirismo e o Criticismo. Na tentativa de explicar a origem do conhecimento, as teorias filosóficas divergem ao ponto de opor-se em seus conceitos, enquanto o racionalismo baseia-se na existência das coisas inteligível e a importância da razão, o empirismo enaltece o conhecimento proveniente da experiência.
Em observância da ação ambígua entre o racionalismo e empirismo, o criticismo está fundamentado além das limitações apresentadas pelas doutrinas anteriores. Buscando um campo mais completo que possa sedimentar a sua teoria com propostas dos pensamentos anteriores.
Assim como na gênese de tudo, o homem procurou explicar e fundamentar o conhecimento, através de métodos e teorias. Hoje, o conhecimento é a fonte e inspiração de resultados robusto que lhe traga status. Isto porque, o saber sempre proporciona resultados para o seu possuidor, quando não é utilizado de forma eficaz, tão devastador é a sua imposição.
...