Trabalho Psicopedagógico na Área da Linguagem
Por: mirianedu • 20/7/2023 • Trabalho acadêmico • 316 Palavras (2 Páginas) • 77 Visualizações
Curso: Psicopedagogia – Unibagozi
Disciplina: Trabalho Psicopedagógico na Área da Linguagem.
Trabalho realizado por:
Edilene Piontekievicz
Resumo do artigo: Desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos de vida: mecanismos de aprendizagem e resultados do nascimento aos cinco anos de idade Erika Hoff, PhD Departamento de Psicologia, Universidade Florida Atlantic, EUA Outubro 2009.
Em sua introdução o texto resume que uma criança deve desenvolver a linguagem até os seus primeiros cinco anos de vida, se monolíngue e com sus concepções neuras preservadas.
No contexto de pesquisa, diz que existem estudos desde 1960 porem a maioria é voltado para crianças norte américas e ao desenvolvimento de crianças Ingleas.
O texto nos traz várias fazes do desenvolvimento da linguagem, sendo elas: Desenvolvimento Fonologico (Sistema de sons), o desenvolvimento Léxico (As palavras); e o desenvolvimento Morfossintático (Gramatica). E todos estes, estão relacionados entre si.
Desenvolvimento Fonológico: Os recém-nascidos, nos primeiros messes de vida compreendem e aprendem por meio da disseminação do som. De acordo com essa fase eles produzem balbucios, gritinhos e ruídos como forma de comunicação e de expressar suas emoções e necessidades. De 6 á 10 messes produção de silabas canônicas (Combinações de Consoantes e vogais). Por volta dos 18 messes já constitui um sistema mental de sons de seu idioma, entendo sua língua natal e reproduz dentro das suas limitações.
Desenvolvimento Léxico: A criança possui a capacidade de armazenar a sequencia de sons da fala, chamada memoria fonológica, sendo nesta fase a qual o individuo já verbaliza sobre aquilo que pode ver analisar e refletir sobre o signo.
Desenvolvimento Morfossintático: A partir dos 24 messes de idade a criança já fala frases curtas enfrentam a tarefa de aprendizagem da linguagem complexa cm conjugação verbal, tempo e ordem. Segundo o texto esta já tem o conhecimento inato desde estrutura linguística, e não poderia adquirir a linguagem de outra forma se não á de expressar-se e interagir com o grupo.
...