Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Políticas Públicas da Educação Básica
Por: Luana Santos • 3/11/2021 • Abstract • 723 Palavras (3 Páginas) • 621 Visualizações
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
[pic 1][pic 2]
LUANA DOS SANTOS
Três Rios
2021
LUANA DOS SANTOS
[pic 3]
Três Rios – RJ
2021
- Exponha a proposta de periodização da história da educação brasileira apresentada por Dermeval Saviani e comente os seus principais momentos.
A questão primordial que se apresenta ao processo de periodização está relacionada aos critérios utilizados para organizar os marcos temporais.
Em um primeiro momento as propostas de periodização da História da educação do Brasil guiavam-se por um parâmetro político, resultando a clássica divisão da educação no período colonial, no Império e na República; As criticas a essa forma de periodizar levou num primeiro momento, ao critério da determinação econômica.
Num segundo momento que ainda está em curso, aparece a tendência de se buscar uma periodização centrada nos aspectos internos ao processo educativo, Saviani se guia pelo movimento das idéias pedagógicas no qual busca “uma classificação das principais concepções de educação (...)”, divididas em períodos que distinguem as transformações históricas ocorridas internamente na educação brasileira: a primeira compreendendo os “antecedentes” e a segunda a história da escola pública propriamente dita.
- Discuta a “crescente penetração do ideário renovador na educação brasileira”, articulando com o itinerário intelectual de Anísio Teixeira (contribuições, atividades institucionais desenvolvidas e resistências enfrentadas).
Com a consciência dos problemas educacionais brasileiros, principalmente após a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, desde 1930 representantes que ocupavam postos da burocracia educacional, envolveram-se na luta pela democratização do ensino, crescia um movimento renovador, entre eles Anísio Teixeira na administração de ensino passou a ocupar o cargo de Diretor do Departamento de Educação da Capital da República, contribuindo para a reorganização do sistema de educação pública do país. Criou sistema de educação integrado às condições locais, que compreendia desde a pré-escola, o jardim de infância até a universidade, que indicam a penetração do ideário renovador na educação brasileira: a Criação da Escola de Professores em 1932; a fundação, em 1938, do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, o INEP, hoje Instituto Nacionais de Estudos Educacionais; a fundação do CAPES, Campanha de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em 1951, e do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, em 1955, articulando os Centros Regionais de Pesquisas educacionais, são espaços que veio a se tornar hegemônico no segundo período do “longo século xx”. Com o golpe militar, em 1964, a nova situação implicava mudanças na legislação educacional, reformas instituídas a partir da ditadura militar, que logo se tornou alvo de critica dos educadores, organizações que se intensificavam ao passar dos anos.
...