Trabalho correntes filosoficas
Por: fer40 • 11/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.261 Palavras (18 Páginas) • 736 Visualizações
PORTFÓLIO UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - FASE 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO E AAC – ÉTICA E EDUCAÇÃO
HELDA SOUZA; RU 1252024 PEDAGOGIA
RONDONOPOLIS MT
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
PORTFÓLIO UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FASE II DE 2015.
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO E AAC – ÉTICA E EDUCAÇÃO
HELDA SOUZA , RU 1252034, PEDAGOGIA
Relatório de atividades realizadas referente as disciplinas de Fundamentos filosóficos da educação e AAC
– Ética e educação, apresentado à UTA fundamentos da educação Fase II de 2015, no curso de Pedagogia da UNINTER
Tutor Local:
RONDONOPOLIS MT
2015
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO ................................................................................................4
2. ATIVIDADE DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
CORRENTES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
2.1. A Filosofia e a busca da Verdade.................................................................5
2.1.1 O Naturalismo.............................................................................................7
2.1.2 O Positivismo..............................................................................................9
2.1.3 O Materialismo Dialético............................................................................11
2.1.4 A Fenomenologia, o Existencialismo e o Estruturalismo............................11
2.1.6 O Pragmatismo e a Filosofia Analítica........................................................12
3. ATIVIDADE DA DISCIPLINA AAC – ÉTICA E EDUCAÇÃO...........................13
3.1 DRAMATIZAÇÃO COM O TEMA: MORAL E LEI.........................................13
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................15
5. REFERÊNCIAS..............................................................................................17
1. INTRODUÇÃO
O livro Fundamentos Filosóficos da Educação abre novos horizontes para quem quer conhecer e entender as influências da filosofia na educação, este Portfólio da UTA Fundamentos da Educação fase dois tem como objetivo mostrar as correntes filosóficas, períodos, e as idéias principais de cada filósofo, sendo assim será entendido o porquê de cada pensamento, na qual nos auxiliaram para uma visão mais ampla, o sentido de estudar a filosofia e poder entender melhor os desafios que a educação nos apresenta.
Gerar assim um estudo sobre a filosofia e a busca da verdade onde será abordado os temas em referencia ao livro que são: o naturalismo, positivismo, o materialismo dialético, a fenomelogia, pragmatismo e filosofia analítica.
Na matéria de ÉTICA E EDUCAÇÃO abordaremos o tema de moral e lei, descrevendo uma breve dramatização, apresentada em sala de aula.
2. ATIVIDADE DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO CORRENTES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
2.1 A Filosofia e a Busca Pela Verdade
- O PENSAMENTO GREGO ANTIGO.
Podemos dizer que a filosofia é tão velha quanto a própria humanidade, pois toda vez que questionamos o “como” e o “por que”, já estamos filosofando, e essas especulações estão misturadas as narrativas místicas que quase impossível separar uma coisas da outra, por isso podemos dizer que a Filosofia, como:
O pensamento que busca pensar existência humana de modo distinto do pensamento mítico, surgiu entre os antigos gregos. E uma das questões mais importantes desse período, em debates públicos, haviam muitas divergências de opiniões, troca de idéias e diante dessa situação, os atenienses, que faziam parte do grupo dos sofistas, concluíram que a verdade não existe e que era necessário deixar a ambição de um conhecimento certo e objetivo. Os princípios Socrático que somos capazes de alcançar o conhecimento verdadeiro das coisas, foram dilatados por dois filósofos importantes Platão move toda a teoria platônica do conhecimento que e baseado na distinção entre duas ordens de seres; As coisas e as idéias. As coisas são tudo o que podemos perceber pelos sentidos: o que podemos ver, tocar, cheirar, ouvir e que estão sempre mudando; A teoria de Platão sobre o conhecimento esta ligada ao modo como ele entende o ser humano, o homem, segundo o filósofo, resulta da união de dois elementos heterogênico, a alma inteligível e o corpo material. Alma intelectual é o que há de mais nobre no ser humano, o qual se eleva à medida que desenvolve seu intelecto e o corpo ao contrario, é atraído pelas coisas materiais e se sente satisfeito ao se relacionar com essa ordem inferior de seres.
No entendimento platônico, as idéias são seres perfeitos, que existem por si mesmo desde sempre. Eles Habitam um mundo perfeito, chamado por Platão de mundo das Aristóteles, que por sua vez concebe o ser humano como dotado de dois elementos: alma e corpo; sendo assim e entendido diferente de Platão, Aristóteles não aceito a existência do mundo de idéias, pois para ele a realidade é exatamente aquilo que conhecemos por meio dos sentidos, e as idéias só existem na mente humana e não em um mundo separado e superior ao nosso. Para Aristóteles corpo e alma estão unidos em um vinculo de dependência recíproca, sendo assim um depende do outro.
- O PENSAMENTO MEDIEVAL
Este sofreu uma grande influencia do cristianismo, cujos princípios que os gregos desconheciam; A relação entre a religião e a filosofia, resultou em formas de ensoamentos bastante originais, nas quais antigos, o conhecimento, a ética, a política a metafísica; passaram a ser visto sob nova luz, uma das principais novidades do pensamento medieval em ralação a filosofia antiga diz respeito à relação entre a razão humana e o conhecimento da verdade. Para os gregos a razão é algo nobre em nós, já para o cristianismo, a verdade, porem não é algo é alguém: Deus.
...