Trabalho de Psicologia Psicogênese
Por: Valéria Ferreira • 5/4/2023 • Resenha • 868 Palavras (4 Páginas) • 74 Visualizações
Trabalho de psicologia
[pic 1]
Habilidades socias
[pic 2]
“ Tudo aquilo alcançado , um dia foi sonhado.”
Curso Técnico em enfermagem
Professora: Dayane
Turma: 03
Equipe: Ana Cristina / Bruna Jannyne / Cintia Rodrigues/ Maria Dinelva / Noêmia/ Elaine/ Ivanete / Valéria/ José dos Passos/ José Alcides/ Pedro Henrique/ Eduardo
HABILIDADES SOCIAIS
1 O termo habilidades sociais refere-se à existência de diferentes classes de comportamentos sociais no repertório do indivíduo para lidar de maneira adequada com as situações e relacionamentos interpessoais. Em algumas situações, uma pessoa possui as habilidades, mas não as utiliza no desempenho por diversas razões, como a ansiedade, crenças distorcidas e dificuldade de perceber os sinais do ambiente.
Qualquer atuação profissional envolve interações com outras pessoas onde são requeridas muitas e variadas habilidades sociais, componentes da competência técnica e interpessoal necessária para o envolvimento em várias etapas de um processo produtivo. Pode-se dizer que praticamente nenhum trabalho ocorre no isolamento social total, embora alguns são feitos praticamente sozinho mas não de forma total, sendo necessário o auxílio de outras pessoas. Além disso, existem aqueles trabalhos que necessitam em sua totalidade do auxílio de outras pessoas, da interação social. O profissional Técnico de Enfermagem é um exemplo de ocupação que envolve grande interação.
As Habilidades sociais envolvem uma gama de capacidades, como a de coordenação de grupo; liderança de equipes; manejo de estresse e de conflitos interpessoais e intergrupais, organização de tarefas; resolução de problemas; tomada de decisões; competência para falar em público; argumentar e convencer na exposição de ideias, planos e estratégias. Ainda, observar, ouvir, dar feedback, descrever, pedir mudança de comportamento, perguntar e responder perguntas, lidar com críticas, entre outras.
2 As habilidades socias no contexto da comunicação: A comunicação é um mecanismo essencial da vida e da evolução, a comunicação é um processo mediador de contato entre as pessoas. habilidades de comunicação interpessoal podem ser classificadas como verbais e não verbais.
A comunicação verbal é a linguagem falada, é explícita e racional, dependendo, entre outros fatores, do domínio da língua e cultura.
Já a Comunicação não verbal se dá pela posturas, gestos, expressões faciais e movimentos do corpo. As principais habilidades de comunicação incluem iniciar e encerrar conversação, fazer e responder perguntas, gratificar e elogiar, dar e receber feedback.
Os 4 tipos de comunicação: A Comunicação Passiva é aquela em que há dificuldade em expressar suas opiniões, necessidades, preferencias ou sentimentos/emoções. A Comunicação Agressiva é aquela que há a expressão de suas opiniões, necessidades, preferencias ou sentimentos/emoções, mas essa se dá de maneira hostil, exigente, ameaçadora ou punitiva com o interlocutor. Passivo-agressiva, que é aquela em que a Pessoa manifesta uma agressividade de forma dissimulada.3 Habilidade de manejo da raiva: dar vazão à raiva estimula certas áreas do cérebro, dificultando ainda mais o autocontrole. Orientações como esmurre o travesseiro, lute box e dê socos no ar são pseudo-educativas (não têm boas eficácias). Para evitar o mero desabafo, a expressão da raiva deve envolver, portanto, um auto monitoramento que provê condições para o controle dessa emoção e favorece o desenvolvimento de maior tolerância à frustração.
...