TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de libras

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

DANIELE AMÉRICO – RU: 1137704

PORTFÓLIO – UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS – FASE I – LIBRAS

JACAREZINHO

2015

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

 DANIELE AMÉRICO – RU: 1137704

PORTFÓLIO – UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS – FASE I – LIBRAS

Portfólio – UTA Fundamentos Pedagógicos Fase I Disciplina de Libras.

Curso de Pedagogia.

Tutora: Maria Fernanda Ferreira Gonçalves Silva

JACAREZINHO

2015

A INCLUSÃO DOS SURDOS NA PERSPERCTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS.

 

O objetivo do texto é através da investigação do processo de implementação de inclusão social de alunos surdos é analisar sua transitoriedade em constante transformação e todo o processo que remete a esta inclusão, levando em consideração as opiniões de alunos que estavam inseridos regulares na sala de aula.

        Isso significa que é uma escola para todos dependendo do seu grau de deficiência.  Que todos têm direito a freqüentar uma escola de qualidade e ser bem tratado.

Esta é uma lei garantida para todos, porque se torna um processo participação e socialização com outras pessoas.

Para o processo de inclusão desses alunos o governo tem que estar preparado com material de estudo adequado, professores capacitados, a estrutura da escola tem que estar conforme as necessidades de cada aluno para ele se locomover.

Não basta incluir os alunos surdos em uma sala de aula junto com os alunos ouvinte se não houver um cuidado especial em promover movimentos pedagógicos- curriculares na escola é que envolvam todos os alunos, respeitando suas diferenças. Isso sim é inclusão todos os alunos juntos interagindo entre si e compartilhando suas diferenças culturais. Inclusive os alunos surdos que com o passar do tempo, começaram a conversar de maneiras visuais e gestuais. Com a inclusão desses alunos o professor tem que estar capacitado para atendender a sua necessidade.

Essa pesquisa foi realizada em escolas da rede publicas regular de ensino da cidade de João Pessoa-PB, com o objetivo de investigar o processo de inclusão dos alunos surdos.

O termo integração era usado basicamente para representar o processo educacional dos alunos especiais em escolas comuns, porém hoje sabemos que é preciso mais do que colocar esses alunos especiais com os outros para que haja integração de todos.

Um dos critérios fundamental é para o desenvolvimento pedagógico adequado as pessoas surdas é a língua de sinais.  O intérprete de libras sanar enorme problema comunicativo surgindo no ambiente escolar, onde se encontram alunos ouvintes e alunos surdos e professores ouvintes, o intérprete de libras vem sendo muito valorizado. Com isso a reforma curricular vem sendo ampliadas para atender este critério.

É importante ressaltar que a inclusão começa pela família e pela escola, onde as crianças e jovens devem experiência a convivência com todos.

No caso do currículo não é apenas trabalhar com grupos especiais, mas trabalhar com eles na construção da concepção do sujeito, do conhecimento e do mundo.  Não se trata apenas de alunos com necessidades especiais, mas sim da cultura diferentes.

O estudo foi realizado em três escolas da redá pública. Foram 12 alunos surdos entrevistado para a pesquisa. Os dados coletados destes alunos foram obtidos através de entrevistas com roteiro previamente elaborado.

As entrevistas foram gravadas em áudios e transcritos para que fosse possível registrar os depoimentos de forma fidegna.

Logo após os dados foram classificados a partir da leitura que permitiu captar as idéias centrais dos relatos e das descrições sobre o tema em foco.

A análise dos dados serviu de condução no processo descritivo. Foi analisado não somente o que ficou manifestado na descrição, más o que estava atrás do manifesto.

Os alunos surdos em sua maioria declararam que a forma de comunicação que é indispensável o intérprete, tanto para comunicação com os colegas e com os professores. Isso significa que a língua de sinais é de suma importância para os discentes e docentes. Isso significa que é um passo inicial para o caminho da inclusão de alunos surdos nas escolas.

Os alunos citaram uma série de dificuldades, dentre elas: falta de instrutor; aprendizado da língua Portuguesa; inadequação do ambiente escolar; números insuficientes de intérpretes; falta de capacitação dos professores para aprendizagem em libras; falta de material especifico. Outros disseram não enfrentar nenhum problema.

Atribuindo o conceito de normalidade ao ouvinte, o surdo torna vitima da supremacia desta visão social predominante, que entende o surdo como anormal ou deficiente.

A maioria dos depoimentos mostrou um olhar surdo sobre si recaiu sobre aspectos limitadores ou incompletos, acompanhado de um movimentos cultural  ocidental  de ser ou  representar a si mesmos, a partir de algum modelo de estética, de inteligência, de normalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com