Trabalho individual
Por: ritaliberato • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 8.111 Palavras (33 Páginas) • 731 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11][pic 12]
[pic 13]
TÍTULO DO TRABALHO:
Subtítulo do Trabalho, se Houver
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de ........
Orientador: Prof.
VANDERLEIA. Projeto de Ensino: contar de historia de forma lúdica. 2014. 24 folhas. Projeto de Ensino Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, LINHARES-ES.
RESUMO
Este projeto foi elaborado para Educação Infantil na área da docência com tema Contar Historia de Forma Lúdica, objetivo para a criatividade do professor em contar historia faz de conta e porque as formas tradicionais de leitura e escrita parecem não estar dando conta da aprendizagem das crianças. Por isto, se pensou na contação de histórias como uma forma alternativa e, talvez, mais interessante de se aprender. Portanto, o presente desse projeto tem por propósito analisar e avaliar a importância do papel dos contadores de histórias associa sua prática com a aprendizagem para os alunos desde seu começo em contato com alfabetização quais as concepções sobre o ato de contar histórias. Portanto, fica claro que essa prática, quando bem trabalhada, contribui de forma significativa e produtiva para a construção da aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Desenvolvendo a criatividade do professor em contar historia com as teorias de vários autores eles questiona para que aconteça um trabalho positivo e necessário ter interesse, segundo Gadotti: “Uma das primeiras leis da Aprendizagem é o interesse”. Apud (GADOTTI, 2003, p.42).
.
Palavras-chave: Contação de histórias de forma lúdica; Aprendizagem significativa; Educação infantil; interesse; leitura.
SUMÁRIO
1. Introdução....................................................................................................5
2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................7
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................17
3.1Tema e linha de pesquisa..........................................................................17.
3.2 Justificativa.................................................................................................17
3.3 Problematização.........................................................................................17
3.4 Objetivos....................................................................................................18
3.5 Conteúdos.................................................................................................18
3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................19
3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................21
3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................22
3.9 Avaliação....................................................................................................22
4 Considerações Finais...................................................................................23
5 Referências................................................................................................24
- INTRODUÇÃO
O trabalho aborda a importância de contar historia da forma lúdica para Educação Infantil na área da docência, o surgimento da historia e o desenvolvimento que elas proporcionam envolvendo professor narrador e alunos ouvintes.
O projeto se desenvolve uma aprendizagem diferenciada no incentivo que desde cedo à leitura tem que criar esse habito ler para vida toda, objetivo disso foi encontrar uma maneira da leitura lúdica por se dizer e “brincando que se aprende mais”.
De acordo com alguns teóricos, abordamos a questão de como as historias podem ser trabalhada em sala de aula, a contação de historia na sociedade aborda o surgimento e suas trajetórias, mostra a importância que a história faz o processo cognitivo possibilitando abrir novos horizontes e despertando o lado imaginário para que possam fazer sua própria criação.
E necessário que nos conscientizemos, enquanto educadores, da responsabilidade diante da importância da leitura para vida do aluno entre o social e cultural. A escola tem o papel principal de se valorizar os livros eles devem ser estimulados para leitura, não é para ser deixado de enfeite na estante da sala. E o dever da escola e do professor indicar as diretrizes e incentivar a pratica da leitura. Segundo Ziraldo (1988, p. 27) “a tônica da escola deveria ser a leitura, num trabalho que fizesse do habito de ler uma coisa tão importante quanto respirar”. Analisa-se no decorrer do dia-a-dia que não se vê as pessoas lendo. A leitura só acontece nas escolas por tarefas escolares saindo desse espaço não a interesse de procurar ler outros assuntos não estimula a curiosidade do aluno por ele ver como mais uma tarefa escolar.
Utiliza-se uma estratégia metodológica para desenvolver suas competências de um aluno-leitor, essa ação deixa de ser nessas condições uma atividade desenvolvida em sala de aula, por simples obrigação passar a ser uma leitura lúdica, prazerosa com muito significado.
Mas para que isso ocorra o professor tem que navegar no espaço da narrativa com a sala de aula, transmitindo uma fonte de prazer e troca de experiência com a vida real do aluno, é necessário considerar que o professor não pode se constituir um narrador lúdico se ele próprio não encontrar prazer de narrar uma historia bem dinâmica para prender a atenção dos alunos. Se isso ocorre o professor não esta reconhecendo a importância de estimular essa troca de experiências com e entre os seus alunos, pois o professor tem o papel principal em função de resgatar esses momentos através das historias contadas fazendo parte da vida do ser humano, a pratica mais significativa e prazerosa a ser usada entre os alunos: o ato de conta/ouvir lindas historias que possibilita mais aprendizagem, o professor tem que se aperfeiçoar na contação de história na busca de criatividade aperfeiçoamento na capacidade de deixar a criança curiosa atenta a cada passo do decorrer da historia.
...