Trajetória histórica da educação inclusiva
Por: andresa1412 • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 6.036 Palavras (25 Páginas) • 228 Visualizações
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Andresa Schvartz
Professor-Tutor Externo: Rozeli Benner
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Pedagogia(PED 1766) – Prática Interdisciplinar I
22/06/17
RESUMO
Nosso trabalho pretende descrever toda a evolução histórica e suas políticas sociais, a fim de compreender melhor a origem da inclusão e o processo que engloba essa ação social, além de melhor entender como todo esse percurso acontece e o momento em que adquire o equilíbrio necessário para que o portador de necessidades educativas especiais adquira seu lugar no Sistema Educacional Brasileiro. No presente estudo procurou-se, através de levantamentos bibliográficos, leituras e análises de diversas obras de diferentes autores, apresentar aspectos relevantes sobre o tema abordado. Também traz presente algumas Declarações que contribuíram ao longo dos anos para uma real inclusão. Considera-se de grande relevância a oportunidade de realizar este trabalho que poderá contribuir de forma significante para as atividades político pedagógico do professor. A educação inclusiva é um grande desafio que deve ser enfrentado por governantes, órgãos encarregados das normas educacionais, pelas direções das escolas, pela equipe escolar e principalmente por professores, pais e comunidade em geral. Os educadores precisam estar conscientes da diversidade que vão encontrar e enfrentar na sala de aula por isso deve estar preparado para trabalhar com as diferenças. Quando tratamos da expectativa do ser humano em relação às suas emoções, nós entramos em um território muito complexo, pois cada indivíduo é único e sente a vida de maneira diferente.
Palavras-chave: História. Inclusão. Educação.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a história da educação inclusiva, onde todas as pessoas podem aprender e fazer parte da vida social e escolar destes sujeitos para compreender a importância de uma verdadeira e real inclusão. Propõe analisar a inclusão de indivíduos portadores de necessidades especiais ao longo da história da humanidade, separados em três tópicos tratando sobre o que é inclusão, seu cenário frente à marginalização e sua história.
O objetivo deste trabalho é mostrar os caminhos percorridos até hoje pela inclusão que esbarra muitas vezes na burocracia e no preconceito. Conscientizar as pessoas que deficiência não é defeito e que merecem atenção e respeito, pois todos têm os mesmos direitos. Quando falamos em inclusão, é preciso entender que é necessário incluir não apenas quem possui algum tipo de deficiência, e sim compreender que a inclusão é para todo aquele que possui características ditas como diferentes, seja essas diferenças intelectuais, físicas ou condições em que uma pessoa se encontra no meio em que vive.
...