TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS FASE II

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANGÉLICA APARECIDA LUCAS DE SOUSA – RU 1204558 – TURMA 2015/03

        

PORTIFÓLIO

UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

FASE II

ITAPETININGA/SP

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANGÉLICA APARECIDA LUCAS DE SOUSA

UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

FASE II

Relatório apresentado a UTA – Fundamentos Pedagógicos Fase II no curso de Pedagogia a Distância, do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Sheila Nocetti

Centro Associado: Itapetininga-SP

ITAPETININGA/SP

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................04
  2. CURRÍCULO RECONSTRUCIONISTA SOCIAL...................................05
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................11
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................12
  1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por objetivo a compreensão do que é Currículo Reconstrucionista Social, dando como base para o trabalho a pesquisa bibliográfica.

        O currículo Reconstrucionista social está pautado na teoria histórico-crítica, tendo como objetivo principal a transformação social e a formação crítica do sujeito. Para essa concepção consiste em provocar no individuo uma reflexão sobre o contexto que está inserido (JESUS, 2009).

        Essa teoria considera a escola como uma instituição que reproduz as desigualdades, pois está articulada na sociedade que funciona como um aparelho ideológico do Estado. (ALTHUSSER, 1985).

        Ao privilegiar a cultura da elite dominante, o currículo escolar tradicional elimina componentes crítico-reflexivos para formar mão-de-obra especializada, como consequência os educandos aceitam de forma passiva as diferentes formas de submissão e opressão. (BOURDIEU, 2004).

        

        

        .

        

        

  1. CURRÍCULO RECONSTRUCIONISTA SOCIAL

         Antes de definirmos sobre o que é Currículo Reconstrucionista Social, é preciso antes de qualquer coisa compreender o que é Currículo escolar.

        Existem diversos conceitos que definem o que é currículo, pois existem diferentes teorias, concepções e interpretações no campo social. (LIMA et al, 2012).

        A definição de currículo vem do latim curriculum “ato de correr, atalho, corte”. (CUNHA,1986).

        LIMA et al (2012), define currículo como um caminho a ser percorrido por barcos em um rio. Nesse percurso irá conter obstáculos a serem superados, assim cada barco irá fazer seu percurso conforme as condições dos envolvidos, seja física, emocional cognitivas ou outras. Alguns irão fazer com mais facilidade e outros com mais dificuldade.

        SACRISTÁN E GÓMEZ (1998) definem como sendo a “escolaridade o percurso para os alunos/as, e o currículo é o seu recheio, seu conteúdo, o guia de seu progresso”.

        Para KRUG, (2001);

        “O currículo surge, então em uma dimensão ampla que o entende em sua função socializadora e cultural, bem como forma de apropriação da experiência social acumulada e trabalhada a partir do conhecimento formal que a escola escolhe, organiza e propõe como centro as atividades escolares.”

        O currículo escolar deve ser pensado, refletido e compreendido como práxis pedagógica, sendo pautado no Projeto Político Pedagógico (PPP), já que o mesmo envolve toda a comunidade escolar. (LIMA et al, 2012).

        Definido por SACRISTÀN (2000) o currículo é:

        “o currículo como conjunto de conhecimentos ou matérias a serem superadas pelo aluno dentro de um ciclo – nível educativo ou modalidade de ensino – é a acepção mais clássica e desenvolvida; o currículo como programa de atividades planejadas, devidamente sequencializadas ordenadas metodologicamente tal como se mostram num manual ou num guia do professor; o currículo também foi entendido, às vezes, como resultados pretendidos de aprendizagem.” 

        É preciso compreender que para o aluno tenha um conhecimento elaborado pelo ser humano historicamente situado, faz-se necessária a compreensão crítica da realidade, deixando clara que não basta somente a repetição de conteúdos, é preciso que haja uma reflexão. (LIMA et al, 2012).

        Conforme SAVIANI (2003), o currículo não deve ser impositivo, verticalizado, centralizado e pensado nos gabinetes, resumindo a um simples documento, deixando de lado professores, alunos e comunidades.

        Na definição de LIMA (2008) sobre o que é conhecimento, “é um bem comum, devendo, portanto ser socializado a todos os seres humanos. O currículo é o instrumento por excelência dessa socialização”.

Mas que é Currículo Recosntrucionista Social?

        Esse currículo tem como concepção a pedagogia histórico-critica, isto é, tornar o sujeito critico-reflexivo e tem como objetivo principal a transformação social e a formação crítica do sujeito. (JESUS, 2009).

        As teorias pedagogia histórico-crítica surgem para denunciar o poder da hegemonia dominante, que seguindo o processo de convencimento, de adaptação e de perpetuação das desigualdades são reforçados pelas práticas escolares. (LIMA et al, 2012)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com