UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS FASE II
Por: geli1982 • 17/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.521 Palavras (11 Páginas) • 575 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ANGÉLICA APARECIDA LUCAS DE SOUSA – RU 1204558 – TURMA 2015/03
PORTIFÓLIO
UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS
FASE II
ITAPETININGA/SP
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ANGÉLICA APARECIDA LUCAS DE SOUSA
UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS
FASE II
Relatório apresentado a UTA – Fundamentos Pedagógicos Fase II no curso de Pedagogia a Distância, do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Sheila Nocetti
Centro Associado: Itapetininga-SP
ITAPETININGA/SP
2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO........................................................................................04
- CURRÍCULO RECONSTRUCIONISTA SOCIAL...................................05
- CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................11
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................12
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo a compreensão do que é Currículo Reconstrucionista Social, dando como base para o trabalho a pesquisa bibliográfica.
O currículo Reconstrucionista social está pautado na teoria histórico-crítica, tendo como objetivo principal a transformação social e a formação crítica do sujeito. Para essa concepção consiste em provocar no individuo uma reflexão sobre o contexto que está inserido (JESUS, 2009).
Essa teoria considera a escola como uma instituição que reproduz as desigualdades, pois está articulada na sociedade que funciona como um aparelho ideológico do Estado. (ALTHUSSER, 1985).
Ao privilegiar a cultura da elite dominante, o currículo escolar tradicional elimina componentes crítico-reflexivos para formar mão-de-obra especializada, como consequência os educandos aceitam de forma passiva as diferentes formas de submissão e opressão. (BOURDIEU, 2004).
.
- CURRÍCULO RECONSTRUCIONISTA SOCIAL
Antes de definirmos sobre o que é Currículo Reconstrucionista Social, é preciso antes de qualquer coisa compreender o que é Currículo escolar.
Existem diversos conceitos que definem o que é currículo, pois existem diferentes teorias, concepções e interpretações no campo social. (LIMA et al, 2012).
A definição de currículo vem do latim curriculum “ato de correr, atalho, corte”. (CUNHA,1986).
LIMA et al (2012), define currículo como um caminho a ser percorrido por barcos em um rio. Nesse percurso irá conter obstáculos a serem superados, assim cada barco irá fazer seu percurso conforme as condições dos envolvidos, seja física, emocional cognitivas ou outras. Alguns irão fazer com mais facilidade e outros com mais dificuldade.
SACRISTÁN E GÓMEZ (1998) definem como sendo a “escolaridade o percurso para os alunos/as, e o currículo é o seu recheio, seu conteúdo, o guia de seu progresso”.
Para KRUG, (2001);
“O currículo surge, então em uma dimensão ampla que o entende em sua função socializadora e cultural, bem como forma de apropriação da experiência social acumulada e trabalhada a partir do conhecimento formal que a escola escolhe, organiza e propõe como centro as atividades escolares.”
O currículo escolar deve ser pensado, refletido e compreendido como práxis pedagógica, sendo pautado no Projeto Político Pedagógico (PPP), já que o mesmo envolve toda a comunidade escolar. (LIMA et al, 2012).
Definido por SACRISTÀN (2000) o currículo é:
“o currículo como conjunto de conhecimentos ou matérias a serem superadas pelo aluno dentro de um ciclo – nível educativo ou modalidade de ensino – é a acepção mais clássica e desenvolvida; o currículo como programa de atividades planejadas, devidamente sequencializadas ordenadas metodologicamente tal como se mostram num manual ou num guia do professor; o currículo também foi entendido, às vezes, como resultados pretendidos de aprendizagem.”
É preciso compreender que para o aluno tenha um conhecimento elaborado pelo ser humano historicamente situado, faz-se necessária a compreensão crítica da realidade, deixando clara que não basta somente a repetição de conteúdos, é preciso que haja uma reflexão. (LIMA et al, 2012).
Conforme SAVIANI (2003), o currículo não deve ser impositivo, verticalizado, centralizado e pensado nos gabinetes, resumindo a um simples documento, deixando de lado professores, alunos e comunidades.
Na definição de LIMA (2008) sobre o que é conhecimento, “é um bem comum, devendo, portanto ser socializado a todos os seres humanos. O currículo é o instrumento por excelência dessa socialização”.
Mas que é Currículo Recosntrucionista Social?
Esse currículo tem como concepção a pedagogia histórico-critica, isto é, tornar o sujeito critico-reflexivo e tem como objetivo principal a transformação social e a formação crítica do sujeito. (JESUS, 2009).
As teorias pedagogia histórico-crítica surgem para denunciar o poder da hegemonia dominante, que seguindo o processo de convencimento, de adaptação e de perpetuação das desigualdades são reforçados pelas práticas escolares. (LIMA et al, 2012)
...