Um Trabalho de Mapa Conceitual
Por: Jakeline Gonçalves • 15/8/2019 • Trabalho acadêmico • 1.131 Palavras (5 Páginas) • 208 Visualizações
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA[a] E TECNOLOGIA.
Andréia USSO
Jaqueline RIBEIRO
Juliana APARECIDA
UNINTER
[b]- Resumo[c]
Esse trabalho refere- se a uma análise e concepção do tempo e espaço, considerando suas construções sócio – histórica e cultural.
Apresenta algumas heranças dos tempos escolares, mostrando assim que esse são construção humana e por isso mesmo possíveis de transformações. Os tempos escolares fazem referências ao início e a duração da escolarização (tempo e Escola). O presente estudo analise os diferentes desafios propostos pelo avanço tecnológico que vem ocorrendo dentro das instituições escolares sendo usado para o benefício dos usuários. O presente estudo inicia a busca de inovações para uma formação de política de integração e de educação inclusiva. Indica a necessidade de construir tempos escolares mais humanos, mais atentos as necessidades dos sujeitos da educação.[d]
Palavras chaves.[e]
Política – Sócio – Histórica e Cultural, Avanços Tecnológicos, Usuários criativos e Críticos, Uso Inadequado, Inclusão Social, Sociedade Inclusiva, Capacitação Profissional, Aprendizagem e Informação.
- Introdução. [f]
É de fundamental importância que esse artigo expõe inicialmente sobre a categoria “tempo” ressaltando suas funções simbólica e destacando como construção – sócio – histórica e social. Pode se refletir sobre os tempos escolares, são construções históricas, sociais e culturais significa entende-los em sua complexidade e dialéticas, significa compreender que existem motivações para as formas presentes e possibilidades para as formas futuras. Respeitando e compreendendo acima de tudo as diferenças sócias – culturais por meio de um olhar mais atento ao sujeito das práticas educacionais.
O TEMPO E O ESPAÇO DOS SUJEITOS[g]
Nos últimos tempos a educação houve uma mobilização no contexto das transformações sociais onde se tornou- se necessárias possíveis mudanças no contexto escolar. Isso fez com que dessem importância de se compreender a educação na dinâmica de transformações no momento político, econômico e cultural e social, ocorridas de forma globalizadas, sendo que esse movimento exige um perfil participativo do homem que transforma e é transformado no contexto de suas relações sociais.
Essa visão de homem resulta na interação dialética do homem e seu meio sócio cultural, ao mesmo tempo em que o ser humano transforma o seu meio para atender suas necessidades básicas, transforma- se a si mesmo.
Vivenciamos um modelo de escola que foi se configurando no brasil, influenciado pelas dimensões políticas, econômicas, históricas e social delineando em cada época e em cada momento histórico, como processo de ensino e a aprendizagem devem ser proporcionados pela instituição de ensino, o que mostra uma prática pedagógica permeada por diferentes visões da sociedade homem, educador, escola, ensino e aprendizagem.
Mas nem sempre foi assim num modelo de escola, nos tempos passados a escola não era para todos, era para elite, não era a cultura de estudo, os professores não tinham preparação, mas os poucos alunos interessados.
Hoje vimos que a realidade educacional mesmo em ritmo bem lento começa a dar sinais de mudança principalmente em escolas particulares onde já se encontra com o ensino integral oferecendo atividades extracurriculares, tudo isso servindo para complementar a educação recebida em sala de aula.
Há muito que ser feito para uma escola se adequar ao ensino integral, como espaço físico de muitas escolas e também preparação profissional. Outra questão está relacionada ao avanço tecnológico, colocando-se presente em todos os setores da vida social e na educação não poderia ser diferente, diante dessa realidade os desafios da escola sobre esse tema e de responder como ela poderá contribuir para que a criança e jovem se tornem usuários criativos e críticos dessa ferramenta, evitando o uso inadequado, usando para pesquisas relacionadas aos conteúdos proposto.
Com essa mudança que vem ocorrendo dentro da educação não podemos deixar de citar sobre a inclusão social, movimentos nacionais e internacionais têm buscado o consenso para a formatação de política de integração e de educação inclusiva. Com essa inclusão tem muitas escolas que não estão adequadas e adaptadas, em outras já se há um avanço, mas tem muita coisa a ser feito.
Cabe lembrar que uma sociedade inclusiva social tem o compromisso com as minorias e não apenas com pessoas portadoras de deficiência. A inclusão social é, na verdade, uma medida de ordem econômica, uma vez que o portador de deficiência e outras minorias tornam – se cidadãos produtivos, participantes, conscientes de seus direitos e deveres, diminuindo assim custos sociais. Dessa forma lutar a favor da inclusão social deve ser responsabilidade de cada um e de todos coletivamente.
- Conclusão.[h]
Concluímos[i] que a educação está em constante mudanças[j], pois através da transformação do seu humano, observamos que a tecnologia se mostra muito presente, contribuindo para o desenvolvimento do ser humano.
Faz – se necessário dizermos que a inclusão social,veio trazer a possibilidade de pessoas com diferentes tipos de deficiência a terem a mesma oportunidade que os demais, fazendo com que refletimos se as escolas e profissionais relacionados a essas áreas, estão devidamente preparados para essas novas mudanças proporcionadas por essas instituições educacionais.
...