Uma Nova cultura de aprendizagem
Por: fsfc • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 643 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa o conhecimento geral sobre a aprendizagem baseada em projetos educativos e suas estruturas dentro do contexto.
A partir de textos lidos colocaremos a nossa opinião frente às questões pontuadas nestes textos, bem como refletiremos para conseguir construir coletivamente um Projeto educativo. Será necessário registrar o Projeto com todas as etapas do mesmo.
TÍTULO DA RESENHA: Projeto: uma nova cultura de aprendizagem.
Livro: ALMEIDA, M. E. B. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. 1999.
O livro começa com uma página explicando como funciona a prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos, como é o ambiente para esta prática, quais os meios utilizados para se contruir um projeto, e também destaca os pensadores Dewey, Freire e Vygotsky. O livro também ressalta as mudanças que a escola deve tomar para que um projeto se desenvolva, como por exemplo: Criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o projeto, atender às demandas da sociedade, processo de aprendizagem de forma cooperativa, desenvolver a habilidade de aprender, entre outas.
O texto implica a aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, e que os conhecimentos cotidianos emergem como um todo unitário da própria situação em estudo, e são direcionados por uma motivação intrínseca e que cabe ao professor provocar a tomada de consciência sobre os conceitos implícitos nos projetos e sua respectiva formalização, e são direcionados por uma motivação intrínseca. Há também o resumo do significado de trabalhar com projetos, como é gerado o desenvolvimento dele, como o professor trabalha o projeto e qual é sua importancia, a importancia das duvidas e questionamentos dos alunos, como se caracteriza a interdisciplinaridade.
O professor tem o seu papel primordial na instrução, orientação e mediação, já o aluno tem o protagonismo e liberdade na execução e reconstrução do seu próprio conhecimento, incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação. A tecnologia é uma ferramenta que deve ser muito moderna e necessária hoje em dia, um dos métodos mais interessantes para os alunos aprenderem, onde a escola deve ser mediadora entre recursos e os alunos.
Para aplicar um projeto é necessário que antes se faça uma consideração prévia do planejamento, o envolvimento da escola, a exploração dos ambientes e a utilização de recursos e mídias disponibilizados; considerando também a partir do tema a ser desenvolvido, o que a aplicação trará aos alunos, já que os projetos devem ser levantados em temas com objetivos ainda não reais, em algo a ser realizado e alcançado.
É preciso levar em conta que ainda queremos formar cidadãos e para que isso ocorra, precisa haver estímulo contínuo, confronto de ideias, trabalho em grupos, buscas, trocas, qualidade de ensino favorecendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural e social do educando.
No entanto, é importante uma capacitação. Em todo país há professores que possuem dúvidas constantes sobre esse novo parceiro da educação, tanto no seu planejamento, quanto na execução, duração e obrigatoriedade ou não de todas as disciplinas no projeto.
Pode-se concluir que o projeto escolar precisa ser explorado e usado, e nós profissionais educadores, precisamos estar abertos a novas possibilidades, o projeto tem a intenção de melhorar a formação dos alunos na sua totalidade, desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural, social construindo sua autonomia.
...